Recent Posts

Archive

Tags

Sintomas da infecção por Coronavírus

Coronavírus é na verdade o nome dado a um grupo de vírus pertencentes à mesma família, a Coronaviridae, que são responsáveis por infecções respiratórias que podem ser leves ou bastante graves dependendo do coronavírus responsável pela infecção.

O coronavírus possui um tempo de incubação entre 2 e 14 dias, ou seja, o vírus pode levar até 2 semanas para o aparecimento de sintomas da doença.

Além disso, os sintomas de infecção por coronavírus são iguais aos de uma gripe ou resfriado, podendo haver:

• Coriza; • Tosse; • Dor de cabeça; • Mal estar; • Dor de garganta; • Febre.

No caso das infecções mais graves, podem surgir também sintomas sistêmicos, como dores musculares e sintomas gastrointestinais, como diarreia e vômito, além de alterações no exame de sangue, como diminuição na quantidade de linfócitos, plaquetas e neutrófilos.

O diagnóstico da infecção por coronavírus é feito por meio da avaliação dos sintomas, sendo definido pela OMS que o diagnóstico seja baseado em parâmetros clínicos e epidemiológicos. Em relação aos parâmetros clínicos, é definido que a pessoa precisa ter febre e outro sintoma de gripe, e pelo menos um dos parâmetros epidemiológicos que são ter viajado para os lugares em que foram identificados casos de coronavírus, ter tido contato com uma pessoa com suspeita ou que tenha tido a confirmação da infecção pelo coronavírus.

O diagnóstico também deve ser baseado no resultado de exames sorológicos e moleculares que têm como objetivo identificar a presença de antígenos e anticorpos contra o vírus, o tipo de vírus e a sua quantidade no organismo.

Como acontece a transmissão

A transmissão do coronavírus pode acontecer por meio do contato com animais infectados ou por meio do contato pessoa-pessoa por meio da inalação de gotículas liberadas no ar (ao tossir ou ao espirrar) que contém o vírus ou por meio da via fecal-oral, já que o SARS-CoV também pode ser excretado nas fezes. Fique atento a lugares com pouca ventilação como o metro e ainda lugares com aglomeração de pessoas como ruas movimentadas, shopping mall e shows.

Para agendar sua consulta na Messina, basta acessar o link: goo.gl/XtFNjY ou telefone para 02030536709.

Fonte: Tua Saúde

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.