Recent Posts

Archive

Tags

VOCÊ SOFRE DE CISTITE?



Cistite é a infecção do trato urinário que acomete a bexiga, causada na maioria das vezes pela bactéria Escherichia coli (70% a 90% dos casos) e que acomete principalmente mulheres.


Tipos

Quanto à topografia, as infecções do trato urinário são divididas em:


Altas: Acometem o parênquima renal (pielonefrite) ou ureteres (ureterites);


Baixas: Afetam a bexiga (cistite), a uretra (uretrite), e nos homens, a próstata (prostatite) e o epidídimo (epididimite).


As bactérias Escherichia coli habitam naturalmente o intestino grosso e normalmente colonizam a região é perianal. Dada a proximidade do ânus com a vagina, essas bactérias também podem colonizar a vulva e migrar para a uretra, atingindo a bexiga e causando a cistite aguda bacteriana.


As cistites também podem ser não bacterianas, sendo causadas por vírus, fungos, protozoários, ou ainda estar relacionadas com doenças não-infecciosas, como a cistite intersticial ou secundária a agentes químicos.


Cistite Intersticial


A cistite intersticial é uma doença crônica que se caracteriza pela irritação ou inflamação da parede da bexiga. Pode deixar cicatriz na bexiga e provocar um espessamento da parede da mesma, reduzindo a sua capacidade, estando associada também a pontos de sangramento.


Cistite Recorrente


Cistite recorrente é aquela que acomete as mulheres com uma frequência de, pelo menos, duas vezes por semestre ou três vezes ao ano.

Em geral, sua incidência está relacionada a diversos fatores que favorecem uma maior adesão das bactérias às células da extremidade vaginal inferior.


  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.