Recent Posts

Archive

Tags

Como identificar os sintomas de “azia” e suas causas?

A azia é conhecida como uma sensação de queimação na região do estômago, que pode se estender até a garganta, e que normalmente acontece após comer em excesso ou comer alimentos ricos em gordura, que são mais difíceis de digerir.

Este sintoma é mais comum em mulheres grávidas ou pessoas acima do peso, pois nestes indivíduos, o estômago sofre a pressão das estruturas ao redor. Entretanto, quando a queimação é constante, tende ser causada por úlcera no estômago, gastrite, hérnia de hiato ou refluxo gástrico, por exemplo.

Além disso, nos casos mais graves, o refluxo do ácido clorídrico do estômago pode atingir todo o esôfago, causando um queimação na região do peito que é chamada de pirose, além de provocar tosse, gosto amargo na boca e arrotos constantes.


Principais sintomas

Os sintomas clássicos de azia e queimação incluem:

* Má digestão e sensação de estômago cheio;

* Refluxo dos alimentos;

* Arroto constante e involuntário;

* Estômago inchado;

* Gosto amargo na boca;

* Dor e sensação de queimação na garganta.


Mudanças no estilo de vida são muito importantes para quem sofre de azia, mas existem casos onde a azia não é só provocada pelos hábitos alimentares, por isso, pessoas que sofrem de azia mais de 1 vez por semana, de forma recorrente, devem ir ao médico para realizar exames.

O médico pode pedir exames como por exemplo, a endoscopia alta digestiva, que é um exame que poderá evidenciar alterações na laringe e no esôfago como o esôfago de Barrett, e verificar o bom funcionamento da válvula que fecha o estômago e impede o refluxo dos alimentos para o esôfago.


Fonte: tuasaúde.com


Para maiores informações por favor acesse aqui, ou ligue 020 7372 2497 / 079 4198 4478 caso queira marcar uma consulta.