Recent Posts

Archive

Tags

Escoliose: o que é, sintomas, tipos e tratamento



A escoliose, popularmente conhecida por "coluna torta", é um desvio lateral em que a coluna passa a ter a forma da letra C ou S. Essa alteração, na maioria das vezes, não tem causa conhecida, no entanto em alguns casos, pode estar relacionada com a falta de atividade física, má postura ou com o fato de ficar muito tempo sentado ou deitado com a coluna torta.


Devido a esse “desvio”, é possível que a pessoa desenvolva alguns sinais e sintomas como uma perna mais curta que a outra, dor muscular e sensação de fadiga nas costas. Apesar da escoliose ser mais comum em jovens e adolescentes, as crianças também podem ser afetadas, especialmente quando estão presentes outras alterações neurológicas, como a paralisia cerebral. E os idosos também podem desenvolver escoliose devido a osteoporose, por exemplo.


É importante que a escoliose seja identificada e tratada de acordo com a orientação do médico para evitar o desenvolvimento de sintomas ou complicações, podendo ser indicada sessões de fisioterapia, uso de coletes ou até cirurgia, nos casos mais graves.


Sintomas de escoliose

Os sintomas de escoliose estão relacionados com o desvio da coluna vertebral, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas que podem ser percebidos ao longo do tempo e de acordo com a gravidade do desvio, sendo os principais:

Um ombro mais alto que o outro;

Escápulas (que são os ossos das costas), inclinados;

Um lado do quadril inclinado para cima;

Uma perna é mais curta que a outra;

Dor muscular, cuja intensidade pode variar de acordo com o grau da escoliose;

Sensação de fadiga nas costas, principalmente depois que se passa muito tempo em pé ou sentado.



Fonte: Tua Saúde


A Messina Clinic está de portas abertas para o que precisar, sendo assim, para agendar uma consulta, por favor acesse goo.gl/XtFNjY ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.




  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.