Recent Posts

Archive

Tags

Tribulus Terrestris, a Pílula do Desejo




Certamente você já deve ter ouvido falar na Tribulus Terrestris. Essa planta cresce em várias regiões do mundo, como Europa, Ásia e África, e é utilizada há milhares de anos pela Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda.

O médico nutrólogo, Gabriel Azzini explica que muita gente acredita que ela aumenta o desejo sexual e os níveis de testosterona, um hormônio muito importante para melhorar a saúde sexual. Então vamos discutir se isso é verdade e o que os últimos artigos científicos têm a dizer sobre o assunto.

"Há vários artigos mostram os efeitos da Tribulus na melhora da imunidade, tratamento da depressão, diminuição da inflamação do corpo e dores articulares. Esses estudos, no entanto, estão em andamento e a maioria foram realizados em animais", explica o médico.


Benefícios para homens e mulheres

Dr. Gabriel explica que para questões relacionadas a desejo sexual e libido, há vários estudos em humanos. Portanto, em um deles, foram pegos 180 homens, entre 16 e 65 anos, os quais foram dados 1500mg de Tribulus por dia, durante 12 semanas.

"Após 3 meses, pesquisadores identificaram que 80% deles tiveram aumento do desejo sexual, da potência sexual (força da ereção) e do grau de satisfação com o ato sexual. Ou seja, eles ficaram mais satisfeitos com a performance e tiveram mais prazer", cita.

Outro estudo tomou como ponto de partida 132 mulheres e administrou 750mg de Tribulus diariamente, ou seja, metade da dose utilizada em homens no primeiro estudo, por 90 dias. "Três meses depois, pesquisadores observaram que 88% delas tiveram aumento da sensação de desejo sexual, relataram maior desejo pelo parceiro e mais satisfação com as relações sexuais, além de aumento do DHEA (Dehidro-Epi-Androsterona) no sangue", conta.




Sobre o DHEA

O DHEA é um hormônio sexual precursor de outros hormônios, uma espécie de maestro que equilibra os hormônios sexuais e pode se transformar em testosterona e progesterona, por exemplo.

Quando ele está baixo, a mulher pode ter sintomas de desequilíbrio hormonal. No caso de mulheres na menopausa é comum encontrar níveis muito baixos ao dosar o sulfato de DHEA no sangue, o que provoca redução da libido, falta de memória, dificuldade de lidar com estresse e até diminuição da imunidade.

Tribulus e testosterona: mito ou verdade?

Dr. Gabriel, comenta que a Tribulus Terrestris é vendida em vários locais como o melhor estimulante do aumento da produção de testosterona em homens e mulheres. No entanto, não é isso que os artigos científicos dizem.

Um artigo de revisão, desenvolvido a partir de 70 estudos, concluiu que ele não aumenta os níveis de testosterona. E isso não é necessariamente algo ruim, pois a Tribulus causa efeitos positivos, através outros mecanismos, que elevam libido, desejo sexual e ereção nos homens, ampliando, por exemplo, a secreção de óxido nítrico (NO) na vasculatura do pênis.

Cuidados no uso

Estudos feitos em homens e mulheres mostram que a Tribulus é efetivo para libido e desejo sexual, mas não basta tomar um dia apenas para sentir os efeitos. É preciso o uso contínuo, de 3 a 4 meses, para resultados satisfatórios.

"Esse é um dos suplementos que podem ser usados para lidar com pessoas que apresentam diminuição da libido e do desejo sexual, ou seja, fatores que podem atrapalhar relacionamentos, deixar a pessoa sem autoestima e o parceiro infeliz", ressalta o médico.

Como a Tribulus só foi liberada como suplemento recentemente, ainda não é fácil de encontrar para compra física ou pela internet.


Nota importante: não deixe de falar com seu médico ou nutricionista antes de adotar qualquer suplementação nova.



Para agendar uma consulta com o Dr. Gabriel Azzini, você pode ligar por gentileza para 020 7372 2497, 079 4198 4478 (WhatsApp), ou acesse bit.ly/ConsultaMessina.