Recent Posts

Archive

Tags

Cérebro ativo garante maior qualidade de vida

Estar ativo psicologicamente é uma das qualidades de vida mais significativas do ser humano. O cérebro ativo proporciona muitos benefícios às pessoas, principalmente na melhor idade.

Nesta fase é comum acontecer o declínio mental, perda de alguns sentidos, entre outras características. No entanto, alguns exercícios mentais e físicos auxiliam nesta fase.

DURMA O SUFICIENTE Descanse pelo menos oito horas por dia. Estar acordado demasiadas horas é muito duro para o seu cérebro, porque este não para de receber informações e estímulos visuais e auditivos. Quando dorme e descansa, a sua mente passa por fases que ajudam a sua memória, nomeadamente, consciência, sonolência, ligeira ou profunda e de sonhos.

ASSOCIE CARAS AOS NOMES Já lhe aconteceu alguma vez reconhecer uma pessoa mas não se lembrar do nome? Seguramente que sim, mas há uma maneira simples de evitar estes casos. Recorte 10 fotografias de uma revista de pessoas desconhecidas e escreva um nome fictício por trás. Coloque-as em cima de uma mesa e observe detalhadamente a cara, a expressão, imagine profissão e onde vivem. Baralhe as fotos e espere 10 minutos. Depois, selecione uma foto à sorte e diga o nome.

EXTRAIA O IMPORTANTE DE UMA LEITURA É capaz de reter o essencial de uma leitura? Sabe qual é a mensagem chave de um discurso prolongado? Experimente ler um artigo de jornal e fixe o essencial de cada parágrafo. Encontre a reposta para perguntas como "O que se passou?", "Quem é o protagonista?" ou ainda "Onde aconteceu?".

APRENDA A DESLIGAR Não consegue dormir? Está esgotado ou desconcentrado? Não se destrua porque tem de cumprir as suas tarefas domésticas e laborais. Como se concentra durante o dia? Domine a sua mente e obrigue-se a pensar positivo! Enfoque a sua visão para um ponto imaginário, uma luz intermitente que cresce e diminui ao ritmo das suas pulsações. Não desvie a vista até estar sereno. O exercício fundamental para desligar é pensar em algo que goste, sem angústias nem ansiedade.

RESOLVA PROBLEMAS DE MATEMÁTICA Pode não gostar dela mas faz verdadeiros milagres pelas suas funções cognitivas. Além de resolver problemas e equações, pode entreter-se a fazer contas. Os jogos de Sudoku também são um desafio interessante. Outra das coisas que pode fazer é tentar repetir mentalmente a tabuada para ver se ainda consegue saber quantos são seis vezes oito ou ainda sete vezes quatro.

JOGUE Não nascemos com boa memória, mas, à medida que crescemos, exercitamo-la. E há muitas ocasiões para o fazer! Comece por passatempos das revistas e jornais. Faça palavras cruzadas, sopas de letras e advinhas. Faça problemas matemáticos, jogue às cartas e jogue xadrez. Melhorará, seguramente, a memória e a concentração.

Fique a vontade para agendar uma consulta com um dos nossos doutores através do link: http://www.messinaclinic.co.uk/

Fonte: Correio Braziliense

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.