top of page
Foto do escritorMessina Clinic

Distúrbios Gastrointestinais: Gastrite Nervosa o que é, como prevenir e tratamento

A gastrite é uma inflamação mucosa nas paredes do estômago que causa uma sensação de queimação podendo até em casos mais graves haver sangramento digestivo.

Dentre os tipos de gastrite mais comuns estão a aguda que é a manifestação súbita da doença normalmente com evolução rápida e a crônica que é quando o processo inflamatório acontece aos poucos se instalando e nestes casos leva maior tempo para ser controlado.

Comumente conhecida o mal estar causado pela ansiedade, stress e nervosismo a gastrite nervosa na verdade não causa nenhum efeito aparente no estômago, o que torna mais difícil o diagnóstico, entretanto só quem sofre de gastrite nervosa sabe o quanto é doloroso, segundo pesquisas médicas, 7 em cada 10 pacientes que procuram tratamento para gastrite sofrem deste tipo.

Mal que ataca boa parte da população, principalmente os mais jovens, tem como principal causa a correria do dia a dia, questões emocionais como stress, ansiedade e nervosismo, acompanhado de má alimentação, ingestão de álcool e café em excesso. Dentre os sintomas estão dor e queimação no estômago podendo ser acompanhado de vômitos e náuseas, azia e sensação de estômago cheio.

Por não afetar diretamente as paredes do estômago a Gastrite Nervosa não apresenta tantos danos a saúde porém causa enorme desconforto e mal estar, mesmo difícil ela pode ser prevenida com mudanças nos hábitos cotidianos, evitar excesso de preocupações e situações estressantes e comidas e bebidas que tendem a irritar ainda mais o estômago.

Para quem já sofre com o problema para a alimentação o ideal são legumes cozidos, carnes magras ou peixes, frutas sem casca e chás calmantes como o de camomila. Quanto a medicação o ideal é procurar um médico para ter um diagnóstico exato e um medicamento eficiente para atuar sobre o problema.

Na dúvida, agende sua consulta http://www.messinaclinic.co.uk/

Fonte: Minuto Saudável

bottom of page