Recent Posts

Archive

Tags

Distúrbios Osteomusculares: Entenda um pouco mais sobre a Osteoporose

"Os ossos do corpo são estruturas formadas por tecido ósseo que se unem a outros por articulações para formar o esqueleto humano, e que tem como funções a sustentação dos tecidos moles, proteção de órgãos, mobilidade, produção de células do sangue e reserva de energia.

Os ossos contêm minerais, incluindo cálcio e fósforo que os tornam rígidos e densos; e para mantê-los saudáveis, o corpo necessita da quantidade e consumo adequados destes elementos, principalmente durante a fase infantil, pois, é natural que com o passar do tempo fiquem mais fracos e percam a densidade devido a deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais e anormalidades celulares.

O esqueleto humano tem 90% de sua formação concluída durante os primeiros 20 anos, e o aumento da densidade dos ossos é progressiva até cerca dos 30, mas depois deste período, começam a perder a forca e se tornam cada vez mais frágeis, podendo desenvolver osteoporose em alguns casos.

A osteoporose é a causadora do enfraquecimento anormal dos ossos, e pode ser classificada como primária e secundária. Na fase primária, as causas ocorrem espontaneamente em mulheres no período pós menopausa, especificamente, e em homens na terceira idade. Já na fase secundária, o fator causador principal são as doenças, tais como: doença renal crônica, distúrbios hormonais e categorias de câncer.

O consumo de medicamentos como a progesterona, corticosteroides, hormônios da tireoide, alguns de quimioterapia e anticonvulsivos também podem ser um fator de risco. E importante salientar que o tabagismo e o consumo excessivo de álcool agravam a osteoporose já existente.

A boa notícia é que a osteoporose pode ser prevenida e/ou tratada com medicamentos adequados, bem como através de exercícios de suporte de peso, desde que acompanhados por um profissional capacitado.

Para mais informações basta agendar uma consulta conosco, através do link goo.gl/XtFNjY, facebook e/ou telefone 02030536709.

A Messina Clinic sabe que #comsaudenaosebrinca."

Fontes: Manual MSD; Fortíssima

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.