Recent Posts

Archive

Tags

Gordura no Fígado - Sintomas e possíveis tratamentos preventivos:

O fígado gordo ou esteatose hepática, como é conhecida cientificamente, é o resultado de maus hábitos alimentares associados ao aumento de peso e a doenças provenientes de obesidade, tais como: pré-diabetes, diabetes, colesterol e triglicerídeos altos, e hipertensão.

Nos casos de gordura no fígado é importante rever os hábitos alimentares, pois uma alimentação adequada auxilia no tratamento e na melhora dos sintomas que são: perda de apetite, dor abdominal (lado direito do abdômen) e barriga inchada. E para prevenir que a gordura abdominal se instale, e reduzir progressivamente a gordura no fígado, uma dieta balanceada pode ajudar bastante. Veja abaixo algumas dicas:

Alimentos permitidos:

• Consumir 4 a 5 porções de frutas e vegetais por dia, como abobrinha, berinjela, alface, tomate, cebola, cenoura, maçã, pera, pêssego, mamão, morango, amora, framboesa, laranja, limão, ameixas, dentre outros; • Aumentar o consumo diário de alimentos integrais, ricos em fibra, como arroz, pão ou macarrão; • Ovos; • Carnes brancas, como peru, frango ou peixe; • Leite e iogurte desnatados; • Queijos brancos; • 1 colher (de sobremesa) de azeite cru. Há gorduras que podem ser consumidas, mas em pequenas quantidades. São elas: gorduras poli-insaturadas, monoinsaturadas e alimentos ricos em ômega 3, presentes no azeite, abacate, amendoim, nozes, amêndoas e peixes (salmão, truta, sardinhas ou cavala). Alimentos que devem ser evitados: • Alimentos com gorduras saturadas: queijos amarelo e creme, requeijão, chocolate, biscoitos, bolos, enlatados, molhos industrializados, manteiga, coco, margarina, pizza ou hambúrguer, entre outros; • Produtos ricos em açúcar, especialmente os industrializados e os processados: biscoitos e sucos; • Comidas rápidas: pré-prontas ou congeladas; • Bebidas alcoólicas em geral.

Em algumas pessoas, a gordura no fígado pode causar dores abdominais e, por isso, recomenda-se evitar alimentos que produzem gases, como o feijão, por exemplo.

Outras recomendações: É importante ingerir líquidos em abundância, sendo recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia. Abuse do consumo de chás como, cardo mariano, milefólio ou alcachofra pois favorecem a limpeza do fígado e ajudam a eliminar as toxinas acumuladas.

Caso tenha dificuldade de ingerir a quantidade de água sugerida, aromatizá-la com limão ajudará na ingestão, na desintoxicação do fígado e na reposição de vitamina C no organismo.

Alimentar-se com frequência ao longo do dia, a fim de evitar longos períodos sem comer também ajudará o organismo a não reter gordura.

Se a sua alimentação está longe de ser a ideal, e desejar saber como está a saúde de seu fígado, nós podemos ajudá-lo. Prevenção é o melhor remédio! Agende a sua consulta acessando os links: goo.gl/XtFNjY e Facebook, ou telefone para 02030536709.

A Messina Clinic sabe que #comsaudenaosebrinca. Fonte: Tua Saúde.

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.