Sinusite crônica: o que é e como tratá-la?
A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência de sintomas como dor nos seios da face, coriza, dores de cabeça e tosse frequente.
Geralmente é provocada por bactérias resistentes, por uso de antibióticos em excesso, por tratamento incorreto, por rinite alérgica mal controlada, por imunidade enfraquecida, e até mesmo por alterações genéticas nas vias respiratórias, como desvio de septo, por exemplo.
O tratamento inclui limpeza nasal com soro fisiológico, uso de remédios como antibióticos, antialérgicos ou corticoides; e em alguns casos, com cirurgias para drenagem do muco acumulado, para correção de alterações do septo nasal ou para retirada de nódulos.
Sintomas da sinusite crônica:
Pode evoluir por mais de 12 semanas, e se houver febre atrelada às crises, dores no corpo e intensa secreção nasal podem aparecer também. Na fase crônica, os principais sintomas são:
• A dor nos seios da face e na cabeça pode intensificar quando movimentar a cabeça e se deitar; • Dor persistente localizada nas maçãs do rosto, ao redor do nariz e em volta dos olhos; • Secreção pelo nariz, de cor amarelada ou esverdeada; • Sangramentos pelo nariz; • Sensação de pressão na cabeça, obstrução do nariz e ouvido, e tontura; • Tosse crônica, e que pode intensificar ao deitar-se; • Mau hálito constante.
É importante que a sinusite seja tratada adequadamente, pois há o risco de surgimento de complicações como crises de asma, pneumonia, meningite, infecção dos olhos, e até abscessos cerebrais; e a exposição de substâncias como poeira e fumaça podem ser ainda piores para esses pacientes.
Na presença de tais sintomas, procure-nos. Basta acessar os links: goo.gl/XtFNjY, Facebook ou telefonar para 02030536709, e agendar a sua consulta. A Messina Clinic sabe que #comsaudenaosebrinca. Fonte: Tua Saúde.