Recent Posts

Archive

Tags

O fim das varizes com a escleroterapia


A maioria das pessoas não diferencia os tipos de varizes, porém, existem vários tipos de alterações vasculares venosas que podem se manifestar principalmente nas pernas, sendo as mais comuns:

* Telangiectasias ou Microvarizes: são pequenas dilatações vasculares na pele mais conhecidas como 'vasinhos' e tem até 1mm de diâmetro. Alguns pacientes relatam uma sensação de queimadura no local das microvarizes.

* Varizes Reticulares: são as dilatações venosas com mais de 1mm e menos do que 4mm de diâmetro, sendo freqüentes atrás dos joelhos.

* Varizes dos membros inferiores: são veias dilatadas com mais de 4mm de diâmetro, e com aspecto tortuoso. Nelas o sangue não segue no sentido correto, pois apresentam refluxo de sangue, devido ao mau funcionamento das válvulas venosas.

SINTOMAS

- Pernas doloridas, pesadas e desconfortáveis

- Pés e tornozelos inchados

- Cãibras musculares

- Presença da cor castanho amarelado na parte inferior da perna

- Vermelhidão, ressecamento e prurido na pele

- Ferimentos leves

- Histórico familiar de veias varicosas

- Gravidez

- Sobrepeso e obesidade

DIAGNÓSTICO

As telangiectasias normalmente não causam sintomas, porém é conveniente visitar seu médico para avaliar a circulação venosa das pernas. O primeiro exame de escolha é o clínico, e em alguns casos os pacientes são encaminhados para o exame chamado Doppler Vascular. Este exame é fundamental em pacientes diabéticos, fumantes ou portadores de vasculopatias.

TRATAMENTO

Medicações via oral

Escleroterapia: os 'vasinhos' são tratados com aplicações de medicamentos esclerosantes, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Esta obstrução fará com que o organismo absorva este 'vaso' fazendo-o desaparecer.

Cirurgia para retirada dos vasos mais tortuosos - se o tratamento for necessário, o auto-cuidado em casa é muito importante e inclui: o uso de meias de compressão, exercícios regulares e elevar as pernas quando em repouso.

PREVENÇÃO

Recomenda-se cuidar o mais precoce possível para que o tratamento seja o mais simples. O tratamento além de melhorar o aspecto estético, proporciona pernas bonitas, saudáveis e sem dores.

* O Dr. Flavio Messina conta com uma especialização médica em Cirurgia Vascular, que o torna médico responsável pelas doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático.

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.