Recent Posts

Archive

Tags

Enxaqueca com aura: o que é e quais são os sintomas


A enxaqueca com aura é caracterizada pela alteração dos sentidos visuais, conhecido com aura, que pode durar até 60 minutos, seguida de dor de cabeça forte e constante. Além da dor de cabeça e das alterações visuais, a enxaqueca com aura pode resultar em alterações sensitivas, transpiração excessiva, náusea e dificuldade para falar, por exemplo.

Este tipo de enxaqueca não tem causa definida, e, por tanto, não possui tratamento específico, mas normalmente são indicados medicamentos que aliviam os sintomas da dor de cabeça, como o Paracetamol, por exemplo. Além disso, pode ser necessária a mudança em alguns hábitos alimentares ou comportamentais que contribuem para a enxaqueca com aura, como por exemplo dormir pouco.

Causas da enxaqueca com aura

As causas da enxaqueca com aura ainda não estão muito bem esclarecidas. Uma das teorias afirma que a aura seguida da dor de cabeça está relacionada com o estreitamento dos vasos sanguíneos presente no cérebro.

O uso de anticoncepcionais pode favorecer os sintomas da enxaqueca com aura, pois podem estimular alterações na circulação. Além disso, o consumo de alguns alimentos e bebidas, como chás, refrigerantes, café, frutas cítricas, frituras e gorduras, bem como sono irregular ou ficar muito tempo sem comer, podem resultar em enxaqueca com aura.

Principais sintomas

A manifestação mais comum são os distúrbios visuais, que podem surgir como flashes de luz, manchas escuras ou imagens brilhantes, por exemplo. Outros sintomas da enxaqueca com aura são:

  • Ruído no ouvido;

  • Dificuldade para falar;

  • Tontura ou perda do equilíbrio.

  • Dificuldade para movimentar os olhos;

  • Visão borrada;

  • Transpiração excessiva;

  • Náusea ou vômito;

  • Formigamento na cabeça, lábios, língua, braços, mãos ou pés;

  • Alucinações como por exemplo sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores do que na realidade.

Apesar da aura ser mais comum de acontecer antes da dor de cabeça, é possível que a pessoa apresente esses sintomas visuais durante ou após a crise de enxaqueca. Caso os episódios de enxaqueca com aura sejam frequentes, é importante consultar o seu clínico geral para que seja feito o diagnóstico e indicação do melhor tipo de tratamento.

Para agendar uma consulta, basta acessar o link: goo.gl/XtFNjY, Facebook ou telefone para 02030536709. A Messina Clinic sabe que #comsaudenaosebrinca.

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.