Recent Posts

Archive

Tags

O que é a Síndrome do respirador bucal (respirar pela boca)?


A síndrome do respirador bucal surge quando a respiração pelo nariz é substituída, em grande parte, pela respiração através da boca, e pode apresentar-se desde a infância. Essa alteração pode acontecer devido a um problema no trato respiratório, como desvio do septo nasal, pólipos ou obstrução da via aérea, por resfriados comuns que obstruem o nariz, sinusite, alergias, ou por postura incorreta desenvolvida sem uma causa específica.

Embora respirar pela boca não coloque a vida em risco, pois continua a permitir a entrada de ar nos pulmões, este hábito, ao longo dos anos, pode causar ligeiras alterações na anatomia do rosto, especialmente no posicionamento da língua e lábios, dificuldade de concentração, devido à redução de oxigênio no cérebro, cáries ou problemas nas gengivas, devido à falta de saliva. Além disso, existe um maior risco de infecções como gripes, resfriados ou sinusite, pois o nariz já não está filtrando o ar inspirado.

Dessa forma, a síndrome do respirador bucal deve ser identificada o mais cedo possível, principalmente nas crianças, para que o hábito seja quebrado e não surjam as alterações do rosto.

Como identificar a síndrome

Uma pessoa com síndrome do respirador bucal normalmente pode ser identificada a partir de alguns sinais ou sintomas como:

Lábios frequentemente afastados; Acúmulo excessivo de saliva; Tosse seca e persistente; Boca seca e mau hálito; Diminuição do olfato e do paladar; Falta de ar; Cansaço fácil ao realizar atividade física; Roncos; Alterações na postura; Rosto estreito e alongado.

Além disso, também é comum que a pessoa que sofre com esta síndrome, faça muitas pausas enquanto come para permitir a respiração.

Já nas crianças, podem surgir outros sinais de alarme como crescimento mais lento que o normal, irritabilidade constante, problemas de concentração na escola e dificuldade para dormir durante a noite.

Se identificou com alguns destes sintomas? Nós podemos te ajudar! Para agendar uma consulta, basta acessar o link: goo.gl/XtFNjY, Facebook ou telefone para 02030536709. Fonte: Tua Saúde

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.