Recent Posts

Archive

Tags

Como evitar a intoxicação alimentar nas festas de fim de ano


As doenças transmitidas por alimentos geralmente envolvem sintomas no trato intestinal por um período limitado

Os grandes banquetes são as principais tradições das festas de Natal e Ano Novo. As ceias são ótimas oportunidades para reunir familiares e amigos em volta de uma mesa repleta de pratos deliciosos aguardados durante todo o ano. Porém, é importante ter atenção redobrada com a conservação e manipulação dos alimentos para evitar as chamadas doenças transmitidas por alimentos.

Nas compras e na preparação:

- O tempo máximo para armazenar os alimentos perecíveis após as compras é de até 2 horas. No transporte dos alimentos, evite deixá-los em locais quentes. - Lave sempre as mãos com água e sabão antes de preparar ou comer um alimento. - Sempre verifique a validade dos produtos e não utilize latas amassadas, estufadas, enferrujadas ou embalagens danificadas. - Higienize o local e os utensílios antes de preparar qualquer alimento. - Evite cozinhar se estiver doente. - Esfregue bem as frutas e hortaliças ao lavá-las em água corrente.

Durante o consumo:

- Evite a contaminação cruzada: não utilize os mesmos utensílios para manipular alimentos crus e cozidos. - Não deixe a comida exposta na mesa ou no fogão se não for consumí-la imediatamente e guarde as sobras das preparações na geladeira logo depois da refeição - Mantenha os alimentos prontos para o consumo em temperaturas seguras. Se não for consumi-los imediatamente, deixe-os refrigerados (abaixo de 5°C) ou aquecidos (acima de 60°C).

Cuidados com a alimentação fora de casa Para pessoas que forem confraternizar fora de casa, é importante observar a higiene do local, a temperatura dos alimentos (se estão aquecidos ou refrigerados), os cuidados dos manipuladores com a comida e a disposição dos alimentos (se não estão amontoados, por exemplo).

Nesses casos, é importante observar que se você adoecer após o consumo de água ou alimento, pode ser que outras pessoas também tenham adoecido pelo mesmo motivo. Por isso, ao procurar o serviço de saúde, sempre informe onde você realizou suas últimas refeições e se outras pessoas também relataram sintomas semelhantes.

A contribuição é muito importante para que a equipe de saúde possa investigar um possível surto de doença transmitida por água ou alimento.

Nós da Messina nos preocupamos com o seu bem-estar em todos os momentos. Por isso, se presenciar sintomas semelhantes, estaremos sempre prontos para lhe ajudar. Para agendar uma consulta, basta acessar o link: goo.gl/XtFNjY Fonte: Com dados do site Folha Vitoria

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.