Triglicerídeos altos: o que fazer?
Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue, que em níveis acima de 150 ml/dL em jejum, pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de derrame, principalmente quando o colesterol também está alto.
O aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue potencializa o risco de desenvolver aterosclerose, pancreatite, esteatose hepática, sofrer um derrame cerebral (AVC) ou ter uma isquemia cerebral. E para combater é recomendado praticar atividades físicas regularmente, 30 minutos de caminhadas diárias no mínimo, e ingerir uma alimentação saudável, rica em fibras solúveis.
Por outro lado, quando a quantidade de triglicerídeos no sangue está abaixo de 35 ml/dL, também pode indicar problemas hormonais, desnutrição, má-absorção de nutrientes ou alterações na tireoide, e nesses casos o endocrinologista e o cardiologista devem ser consultados.
Sintomas: Os sintomas de triglicerídeos altos nem sempre são evidentes, no entanto, os sintomas comuns neste caso são o acúmulo de gordura na barriga e em outras regiões do corpo, e o aparecimento de pequenas bolsas de cor pálida na pele, principalmente próximo aos olhos, cotovelos ou dedos conhecidos como xantelasma.
Geralmente, má alimentação e o sedentarismo são os principais causadores de triglicerídeos elevados, mas existem outros fatores como doenças genéticas e uso de medicamentos. Também é importante lembrar que os triglicerídeos altos provocam aumento do VLDL, colesterol ruim e responsável pelo aumento do risco de aterosclerose.
Presenciou alguns destes sintomas? Nós podemos te ajudar! Para agendar uma consulta, basta acessar o link: goo.gl/XtFNjY ou telefone para 02030536709.
Fonte: Tua Saúde.