top of page
Foto do escritorMessina Clinic

5 Formas de Aumentar a Serotonina


A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir de um aminoácido, o triptofano, que pode estar relacionada com várias funções no organismo como regulação do sono e da temperatura corporal, promoção do bom humor e da sensação de bem-estar, e melhora das funções cognitivas.

Os níveis de serotonina podem ser aumentados por meios de estratégias naturais, como a prática de atividade física, massagens corporais e alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano. No entanto, nos casos em que essas estratégias não são suficientes para aumentar os níveis de serotonina no corpo, pode ser recomendado o uso de suplementos com o objetivo de promover a sensação de bem-estar.

Dessa forma, é importante que os níveis de serotonina sejam ideais para que a pessoa tenha o máximo de benefícios possíveis. Veja abaixo algumas formas naturais e suplementos que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue:

1. Praticar atividade física

A prática de atividade física ajuda a aumentar os níveis de serotonina, já que é capaz de favorecer o aumento da produção e liberação de triptofano, que é o aminoácido relacionado com a produção desse neurotransmissor.

Assim, ao praticar exercícios de forma regular ou em intensidade elevada é possível aumentar os níveis de serotonina no sangue, que chega ao cérebro, resultando na sensação de bem-estar e melhora da qualidade de vida.

Todo tipo de atividade física é capaz de estimular a produção de serotonina, no entanto os exercícios aeróbicos costumam estar associados à maior nível de produção desse neurotransmissor e, por isso, pode ser interessante que a pessoa pratique corrida, natação, caminhadas ou dança, por exemplo.

2. Tomar sol diariamente

Alguns estudos indicam que expor-se ao sol diariamente também é capaz de aumentar os níveis de serotonina, isso porque a exposição ao sol promove a produção de vitamina D, o que tem impacto direto no metabolismo do triptofano e, consequentemente, leva à formação de maiores quantidades de serotonina.

Assim, é recomendado que, para aumentar a quantidade de vitamina D e, consequentemente, de serotonina, a pessoa fique exposta ao sol de 10 a 15 minutos por dia, de preferência nas horas do dia em que o sol não esta tão quente, isso porque seria recomendado que nessa situação não seja utilizado protetor solar.

3. Alimentação rica em triptofano

A alimentação é fundamental para a produção de serotonina, isso porque é por meio da alimentação que é possível obter quantidades ideais de triptofano.

Dessa forma, é importante ter uma alimentação rica em triptofano, devendo dar preferência a alimentos como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas e cacau, por exemplo.

4. Atividades relaxantes

Algumas atividades relaxantes como meditação e yoga, também ajudam a aumentar os níveis de serotonina, isso porque ao praticar essas atividades é possível regular os sinais nervosos e melhorar a atividade dos neurotransmissores, promovendo a sensação de bem-estar.

Além disso, essas atividades tem como objetivo promover a diminuição dos sintomas de ansiedade e estresse, e também ajudam a regular os níveis de cortisol, que possui ação contrária à serotonina.

Outra forma de promover o aumento dos níveis de serotonina por meio de atividade que promova o relaxamento é através de massagens, em que há o favorecimento da produção de neurotransmissores associados à sensação de bem-estar, como serotonina e dopamina, por exemplo.

5. Uso de suplementos

Quando as estratégias naturais não são suficientes para aumentar a serotonina, pode ser indicado o uso de suplementos que promovam o aumento da concentração de triptofano no organismo e da liberação de serotonina.

Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar no sistema nervoso e induzir a produção de serotonina. O suplemento de triptofano, é indicado quando não se é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio da alimentação.

Além disso, alguns estudos sugerem que o uso de probióticos também podem promover aumento dos níveis de serotonina, isso porque eles promovem o aumento dos níveis de triptofano no sangue.

É importante que o uso de suplementos seja indicado pelo seu médico ou pelo nutricionista, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Para agendar uma consulta por favor entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478, ou acesse goo.gl/XtFNjY .

Fonte: Tua Saúde

bottom of page