Recent Posts

Archive

Tags

3 dicas de como evitar doenças ocupacionais em empresas



As doenças ocupacionais podem ser altamente prejudiciais para empresas e seus colaboradores. Elas podem ser responsáveis, por exemplo, por gerar afastamentos temporários ou definitivos por invalidez, aumentar os índices de “turnover”, gerar um ambiente inseguro no negócio, além de uma série de outras questões.


Por isso, é fundamental identificar formas de contornar e prevenir esse tipo de problema, garantindo um funcionamento saudável para a empresa como um todo. Veja abaixo 3 dicas de como evitar doenças ocupacionais e tire suas dúvidas sobre o tema.

1. Ginástica laboral

A ginástica laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. A ginástica laboral pode ser uma importante aliada para evitar doenças ocupacionais. É possível evitar doenças tais como:

  • Lesões por Esforço Repetitivo, causadas por movimentos inadequados, posturas ruins e enfraquecimento de musculaturas importantes;

  • problemas de coluna e hérnia de disco, causados por sedentarismo, obesidade, levantamento de pesos de forma inadequada e movimentos repetitivos com o tronco;

  • transtornos como ansiedade, depressão, estresse crônico, entre outros, que podem ser aliviados com os hormônios liberados pelas atividades da ginástica laboral.

2. Palestras e treinamentos

As palestras e treinamentos têm um papel importante em gerar atos educativos. Por exemplo, se você pratica atividades físicas diariamente, terá menores chances de desenvolver lesões e doenças ocupacionais.

Porém, não foque apenas nas questões de saúde física — o “burnout”, por exemplo, é uma doença ocupacional que afeta a saúde mental e, portanto, também merece atenção.


3. Práticas saudáveis na empresa

Se o ambiente dentro da empresa não propicia atividades saudáveis no dia a dia, dificilmente os seus colaboradores poderão atuar de forma consistente e, assim, evitar doenças ocupacionais. Por exemplo, se a empresa pressiona resultados rápidos, com deadlines apertados, dificilmente uma pessoa vai parar em sua rotina para realizar 5 minutos de alongamento.

Pode parecer um gesto pequeno, mas isso tem um grande impacto, como prevenção de dores e, até mesmo, lesões a longo prazo. Por isso, o ambiente organizacional deve acomodar e apoiar práticas saudáveis nas rotinas diárias, em todos os cargos.


Blog: Conexa Saúde


Para agendar uma consulta com o Dr Flavio Messina, a Dra Caroline Fontana, o Dr Eduardo Gonzalez ou a Dra Priscilla Sodre, por favor acesse goo.gl/XtFNjY ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.