Recent Posts

Archive

Tags

Candidíase, tudo o que você precisa saber



Mais comumente causada pelo fungo candida albicans, a candidíase é uma doença que pode acometer várias partes do corpo feminino, mas atinge mais frequentemente, os órgãos genitais, gerando grande incômodo como coceira, ardência ou dor ao urinar, vermelhidão, dor durante as relações sexuais e corrimento branco e espesso. Ela não é considerada uma IST (infecções sexualmente transmissíveis), pois o fungo vive naturalmente na flora vaginal e só se torna um problema quando se prolifera de maneira desenfreada. A doença então vem a tona, quando a imunidade do organismo cai, ou quando a resistência a proliferação ao fungo está baixa, facilitando a sua multiplicação. Estudos apontam que alguns fatores são facilitadores, tais como:


· Antibióticos;

· Gravidez;

· Diabetes;

· Outras infecções (por exemplo, pelo vírus HIV);

· Deficiência imunológica;

· Medicamentos como anticoncepcionais e corticóides;

· Relação sexual desprotegida com parceiro contaminado;

· Vestuário inadequado (roupas apertadas e biquínis molhados; lycra e roupa de academia que aumentam a temperatura vaginal);

· Duchas vaginais em excesso.

Os sinais mais comuns para essa doença são:


· Corrimento esbranquiçado;

· Coceira;

· Escoriações na região vulvar;

· Coloração vermelha na vagina.

· Em casos extremos, a candidíase pode causar úlceras.


O método diagnóstico mais comum é o exame realizado em consultório. O médico, com base nas queixas da paciente e após realização de exames, identifica o tipo de corrimento característico que, combinado aos sintomas presentes, caracteriza a enfermidade.

Para evitar a candidíase recorrente, além do uso de medicamentos nos momentos de crise, é preciso seguir uma dieta com menos açúcares e carboidratos, e consumir em abundância alimentos ricos em vitamina A e D. Dormir bem e levar uma vida sem estresse, também são atitudes fundamentais. Lembre-se também, que existem outras condições que podem provocar sintomas semelhantes aos da candidíase, somente um profissional médico poderá diagnosticar e decidir o melhor tratamento para cada caso.


A Messina Clinic se coloca a disposição para juntos garantir o sucesso do seu tratamento e uma melhor qualidade de vida.

Fonte: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas


Para agendar uma consulta com a nossa ginecologista, por favor acesse bit.ly/ConsultaMessina ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.