Recent Posts

Archive

Tags

Cefaleia de tensão: o que é, sintomas e como aliviar

A cefaleia de tensão, também conhecida como cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça muito frequente em mulheres, apesar de também poder acorrer em homens, que é causada pela contração dos músculos do pescoço que pode acontecer devido a diversos fatores como por exemplo: má postura, estresse, ansiedade ou noite mal dormida.


Essa cefaleia pode ser classificada em três tipos, de acordo com a frequência:

1- Cefaleia tensional pouco frequente, que acontece apenas 1 a 2 vezes por mês;

2- Cefaleia tensional muito frequente, que acontece cerca de 1 a 2 vezes por semana;

3- Cefaleia tensional crônica, que acontece mais do que 15 dias por mês, podendo durar meses ou anos.


Para aliviar os sintomas de cefaleia tensional é importante tentar relaxar, seja por meio de massagens, banho quente, atividades em grupo ou uso de medicamentos - que devem ser indicados pelo médico.


Sintomas de cefaleia tensional

Os sintomas de cefaleia tensional podem surgir após períodos de grande estresse físico ou emocional, sendo muitas vezes acompanhada de cansaço com duração média de 30 minutos. Outros sinais e sintomas de cefaleia tensional são:


* Dor em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça;

* Dor que afeta a nuca ou a testa;

* Sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e curo cabeludo;


Diferentemente da enxaqueca, as dores da cefaleia tensional não são acompanhadas por náusea ou vômito e nem são agravadas pela atividade física, luz ou cheiros, por exemplo.

A cefaleia tensional pode surgir várias vezes durante o mês, sendo que quando acontece mais de 15 vezes é recomendado consultar o seu médico para iniciar o tratamento com medicamentos que ajudam a prevenir o seu surgimento.


Principais causas

A cefaleia tensional pode acontecer como consequência de diversas situações que podem favorecer as contrações e o enrijecimento dos músculos da região do pescoço, dentre elas estão, o estresse, o excesso de preocupação, a ansiedade, a tensão emocional, a depressão e a dor cervical. Além disso, a cefaleia tensional pode ser devido a alterações do sono, do apetite e do esforço ocular.


Como aliviar a cefaleia tensional


Para aliviar este tipo de dor de cabeça é muito importante conseguir relaxar e, para isso, muitas vezes é indicado, uma massagem no couro cabeludo, tomar um banho quente ou fazer uma atividade relaxante como ler ou escutar música meditativa.


Fonte: Tua Saúde

Para agendar uma consulta com um dos médicos da Messina Clinic, por favor acesse goo.gl/XtFNjY ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.