Recent Posts

Archive

Tags

Cisto Sinovial: o que Pode Causar e Como Tratar?



O cisto sinovial é um tumor benigno que se caracteriza com um pequeno nódulo com formato arredondado com consistência mole acima das articulações ou dos tendões, ocorrendo geralmente nas mãos e punhos.


O corpo humano possui duas estruturas fundamentais para que a movimentação de um osso contra o outro não provoque atritos ou desgaste, que são o líquido sinovial e as cartilagens. O líquido sinovial pode ser comparado com um lubrificante dentro das articulações, envolto de uma bolsa chamada sinovial, e a cartilagem é um tecido que se localiza nas extremidades dos ossos. Sem essas duas importantes estruturas os ossos podem provocar lesões, causando a artrose.


O cisto sinovial costuma ter um diâmetro de 1 a 3 centímetros de forma arredondada, e é visível e palpável, pode surgir repentinamente ou ir evoluindo ao longo do tempo.


Causas

Não se sabe ao certo qual a origem do cisto sinovial, mas de acordo com especialistas as pequenas lesões da cápsula articular, provocadas principalmente por traumas, movimentos e esforços repetitivos, podem causar o extravasamento do líquido sinovial para fora da articulação, formando o assim o cisto.


Sintomas

As pessoas que possuem essa lesão queixam-se de dor, e de perda da força e sensibilidade na região da articulação. Vale ressaltar que existem cistos sinoviais pequenos e ocultos, que não são visíveis através da pele, mas que são descobertos por causa da intensa dor causada.




Como Tratar

O cisto sinovial é um tumor benigno, sem possibilidade de se transformar em câncer. Na maioria das vezes não provoca dor ou incômodo, mas se estiver atrapalhando a movimentação da articulação é necessário buscar auxílio especializado de um médico ortopedista.


O tratamento pode ser realizado através da imobilização da articulação por meio de talas, ou pode ter o líquido aspirado com o auxílio de uma agulha. Ambos procedimentos são positivos para tratar o cisto sinovial, e será decidido em conjunto com seu médico de confiança.


Fonte: https://www.institutosalutesp.com.br/blog/o-que-causa-cisto-sinovial/