Recent Posts

Archive

Tags

O que fazer para combater o estresse e a ansiedade


Os tempos de distanciamento social levaram muitas pessoas a adquirir níveis altos de estresse, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras condições. Para combater estes males, é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que o trabalho ou o estudo possa ser realizado de forma mais tranquila.

Também é indicado encontrar o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal. Buscar apoio de outras pessoas como um bom amigo, ou até mesmo um psicólogo ou psiquiatra, mesmo que virtual, também pode ser uma boa estratégia para apreciar os dias com mais qualidade e menos estresse.


Veja abaixo algumas orientações para combater o estresse e a ansiedade:


1. Praticar exercícios


Investir em pelo menos 30 minutos diários para fazer algum tipo de exercício físico traz benefícios para o corpo e a mente, proporciona um tempo para pensar nos problemas e encontrar estratégias para solucioná-los, diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.


2. Comer os alimentos saudáveis


Banana, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso é importante investir no seu consumo diariamente, aumentando a quantidade, sempre que estiver cansado ou estressado. Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.


3. Investir em calmantes naturais


Os ansiolíticos só devem ser tomados quando indicados pelo médico, no entanto existem diversos remédios naturais à base de plantas medicinais que podem ser úteis para ajudar a acalmar o sistema nervoso. Alguns exemplos são as cápsulas de valeriana ou maracujina e os chás de lavanda ou camomila, que quando ingeridos regularmente podem ajudar a ter uma noite de sono reparador. Pingar 1 gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro, também pode ajudar a acalmar e dormir com mais facilidade. Quando estes parecem não ser suficientes para controlar o estresse ou a ansiedade, deve-se procurar uma ajuda médica para que possa investigar a possibilidade do uso de antidepressivos, por exemplo.


4. Fazer terapia


As técnicas de relaxamento podem ajudar a acalmar e encontrar novamente o equilíbrio emocional, por isso, pode ser uma boa ideia procurar um psicoterapeuta, mesmo que online, quando achar que não consegue vencer seus problemas emocionais sozinho. Este profissional poderá indicar algumas estratégias para se acalmar e irá promover o autoconhecimento, que é de grande ajuda para solucionar os problemas mentais e emocionais.


Fonte: Tua Saúde


Estamos sempre prontos para te ajudar, contamos com atendimento do Psiquiatra Dr. Bruno Nazar e da Psicóloga Simone Chicarelli. Para agendar uma consulta, basta acessar bit.ly/ConsultaMessina ou telefone para 020 7372 2497.