Recent Posts

Archive

Tags

Os benefícios de se equilibrar numa perna só


Se antes passávamos a maior parte do dia nos movendo, muitos de nós agora passam o dia inteiro sentados, olhando para a tela do computador. Sendo assim, nosso equilíbrio está muito pior do que costumava ser.

Esse estilo de vida mais sedentário afeta as habilidades do equilíbrio - e isso pode ter um custo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maior causa de mortes acidentais em todo o mundo, após acidentes de carro, são as quedas. E elas são, na maioria das vezes, causadas por uma falha de equilíbrio.


Melhorar o equilíbrio


A boa notícia é que existem exercícios que você pode fazer em casa para melhorar o equilíbrio. Um bom equilíbrio ajuda a manter uma postura ereta e isso, por sua vez, implica em menor chance de quedas, e também melhora a coordenação. Contudo, uma das formas de melhorarmos nosso equilíbrio é bem simples: ficar em pé, só que sobre uma perna só!


Coordenação notável


O que é o equilíbrio? Para ficar em pé, nosso cérebro usa mensagens dos nossos órgãos responsáveis pelo equilíbrio, que ficam no ouvido interno. Ele combina sinais vindos do fluido do interior dos ouvidos, as pistas visuais que chegam pelos olhos e até mesmo o feedback de articulações e músculos. Juntos, esses elementos contam para o seu cérebro onde seu corpo está no espaço, e ajudam com que você mova sem pensar - como driblar em um jogo de basquete.

No ouvido interno, há cavidades no osso temporal, membranas e líquido. Quando nos movimentamos, esse líquido também se desloca, provocando estímulos que enviam informações sobre a posição do nosso corpo no ambiente para o cérebro.

Conforme envelhecemos, as estruturas de equilíbrio em nosso ouvido interno começam a se deteriorar - o número de células ciliadas (receptores do sistema auditivo) diminui e até mesmo a quantidade de fluxo sanguíneo começa a mudar.

"Infelizmente, todos começamos a perder nossa habilidade de ficar bem de pé a partir dos 35, 40 anos, às vezes até antes disso, porque exige uma integração de todos os sistemas do corpo", diz Dawn Skelton, fisiologista de exercício e professora da Universidade Glasgow Caledonian, na Escócia.

Ela diz que já existem evidências de que, a cada geração, o equilíbrio dos seres humanos vem piorando, já que ficamos muito tempo sentados olhando para telas.


Perna só

O sistema de equilíbrio do nosso cérebro tem uma capacidade incrível de compensar perdas fazendo novas conexões nervosas. É a plasticidade do cérebro que nos permite ficar de pé (mesmo quando envelhecemos) - e nos dá o potencial para continuar melhorando nosso equilíbrio, mesmo se sentirmos que sucumbimos a uma vida de tropeços inevitáveis.

O truque é desafiar seu equilíbrio. Cada vez que você pratica a postura sobre uma perna só, você dá a seu cérebro uma oportunidade para se recalibrar, formando novas conexões e fortalecendo a coordenação entre seus ouvidos, olhos, articulações e músculos.

Quando tentamos nos equilibrar sobre uma perna só, nosso cérebro passa a usar uma coordenação notável. Sensores em todas as nossas articulações e músculos enviam feedback ao cérebro para que ele possa aprender a melhor forma de manter o corpo em pé.

Os sinais vindos dos olhos desempenham um grande papel na manutenção do equilíbrio, o que ajuda a explicar por que ficar em pé sobre uma perna é significativamente mais difícil quando você fecha os olhos.

Se conseguir chegar a 10 segundos se equilibrando sobre uma perna com os olhos fechados, você está indo bem. Com persistência, verá que seu equilíbrio pode melhorar de forma surpreendente e rápida.


Fonte: BBC