Recent Posts

Archive

Tags

Você sabe quais são os principais sintomas e consequências da endometriose?

A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce para fora do órgão. Os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e até em regiões vizinhas. Alguns sintomas da doença são: dores no período menstrual, infertilidade e dores nas relações sexuais.

O tratamento para endometriose deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista e tem como objetivo aliviar os sintomas, principalmente a dor, o sangramento e a infertilidade. Para isso, o seu ginecologista discutirá as opções de tratamento com você e descreverá os riscos e benefícios de cada um. Ao decidir o tratamento correto, existem vários fatores a considerar, esses incluem:


• idade;

• quais são os seus principais sintomas, como dor ou dificuldade em engravidar;

• se você deseja engravidar (pois alguns tratamentos podem impedi-la de engravidar);

• como você se sente sobre a cirurgia;

• se você já tentou algum dos tratamentos antes.


Consequências da endometriose


As consequências da endometriose variam de acordo com a sua localização e se ela é do tipo leve, moderada ou grave. As principais consequências da endometriose não tratada adequadamente são:


formação de aderências nos órgãos abdominais;

dificuldade de engravidar;

infertilidade;

comprometimento de órgãos como ovários, útero, bexiga e intestinos.



A endometriose é caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial dentro do abdômen, que é o tecido que cresce dentro do útero e o prepara para receber o embrião e consequente desenvolvimento da gravidez, mas quando isso não acontece o endométrio descama, havendo a menstruação. Na endometriose este tecido pode encontrar-se aderido na parte de fora dos ovários, do útero, da bexiga, do intestino ou em qualquer outro local próximo a esta região. Ele é responsivo aos hormônios e também sangra durante a menstruação, e por causa disso a doença gera sintomas como cólicas durante a menstruação e nos casos mais graves, inflamação e aderências pois esta "menstruação" não têm por onde sair.


Para agendar uma consulta com a nossa ginecologista, por favor acesse bit.ly/ConsultaMessina ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.




  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.