Saiba Quando se Preocupar com o Muco na Calcinha


Em diferentes períodos do mês, o corpo das mulheres se comporta de uma forma, e entender os seus ciclos é uma das chaves para manter uma boa saúde feminina. Os "sinais" mais claros estão atrelados à menstruação. A alteração dos hormônios e a preparação para a chegada do ciclo fértil não afetam somente o humor, mas também o comportamento vaginal. Você já reparou que o muco liberado pela vagina muda de acordo com a época do mês?


Isso pode causar incômodo para muitas mulheres, porém a secreção na região íntima é normal, esperada e saudável. "Ao longo do ciclo, temos mudanças hormonais. Com isso, o PH da vagina pode até alterar, mudando também, o tipo de muco liberado por ela", explica Lilian Fiorelli, ginecologista especialista em Sexualidade Feminina e Uroginecologia pela USP.


A sensação de "calcinha molhada" faz parte desse processo. "É comum ter um pouco de secreção na vagina. Mas se você toma pílula, por exemplo, não tem essa variação cíclica, então pode não sentir essa umidade. O que não tem problema algum", diz Carolina Burgarelli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Pro Matre. Para entender melhor essa mudança na calcinha, vamos passar fase a fase do ciclo menstrual.


Durante a menstruação, o PH do sangue que normalmente é ácido, muda; tornando-o com PH ácido Na fase folicular, há um aumento de estrogênio, onde se passa a liberar uma secreção mais branquinha, transparente e sem cheiro. Na fase ovulatória, que é o meio do ciclo menstrual, entramos no período fértil, e essa secreção passa a ser mais gelatinosa, mas sem cheiro. Com o aumento do progesterona, o muco pode ser um pouco mais amarelado e líquido. "Para algumas mulheres que têm propensão à candidíase, essa fase pode torná-las mais suscetíveis", completa a ginecologista Lilian.


Fonte: Uol