Recent Posts

Archive

Tags

Como o uso de bebidas estimulantes pode afetar tua saúde?


A rotina, aliada ao sono e o cansaço acumulados, afetam no desempenho do trabalho, nos estudos e também no relacionamento com amigos e família. Com isso, algumas pessoas costumam fazer uso de bebidas estimulantes, como café e energéticos, para minimizar a fadiga e ficar mais dispostas e animadas.

CONSEQUÊNCIAS

Contudo, o que muitos não sabem, é de que essas bebidas podem representar riscos à saúde, especialmente em hipertensos. Já aqueles acostumados ao consumo controlado, e que não têm hipertensão, não precisam se preocupar, pois o organismo tende a se adaptar aos efeitos.

A indicação é de que o café e os energéticos podem ser utilizados, desde que moderadamente e não combinados com bebidas alcoólicas.

Porém, há alguns grupos que devem evitar o consumo:

- gestantes;

- mulheres amamentando;

- pessoas com arritmia, insônia, labirintite, gastrite e osteoporose não devem fazer uso de cafeína.

REAÇÃO NO CORPO

A cafeína ocasiona estímulo ao sistema nervoso central, a pessoa passa a ter mais atenção e concentração, com menos fadiga mental, o que melhorará o rendimento das atividades físicas e a execução de tarefas.

O consumo prolongado, no entanto, pode prejudicar a saúde de um indivíduo que continua trabalhando ou estudando sem o descanso necessário.

Além do aumento da pressão arterial, o uso de bebidas estimulantes pode provocar outros problemas. Caso alguém se exceda no consumo de cafeína, ela poderá sofrer com ansiedade, agitação, irritabilidade, insônia e arritmia, além de dores no estômago e na cabeça.





  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.