Recent Posts

Archive

Tags

Pesquisa aponta que criatividade humana atinge o auge nos 20’s e nos 50’s anos


Durante sua juventude e o período dos 20 anos você já se sentiu mais criativo? Cheio de ideias e força de vontade? Pois de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, essa é a idade do auge da criatividade.

A pesquisa descobriu que, quando estamos na casa dos 20 anos, nossos cérebros se tornam um terreno fértil para inovação pela primeira vez - mas que há um segundo pico de criatividade na faixa dos 50 e poucos anos.

A pesquisa se baseou na trajetória de ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, e observou que a maior parte dos que tiveram seus trabalhos mais marcantes no início de suas carreiras eram inovadores "conceituais". Eles demonstraram a capacidade de pensar fora dos parâmetros convencionais.

De acordo com o estudo, existe um outro tipo de criatividade, a dos inovadores "experimentais", que acumulam seu conhecimento ao longo da carreira e encontram novas formas de analisar e interpretar informações.

No caso dos cerca de 30 ganhadores do Nobel de Economia analisados, foi quando estavam na faixa dos 50 anos. Se você que está lendo essa matéria e não está atualmente nestas faixas etárias, nós damos algumas dicas para estimular a criatividade em qualquer idade da vida.

1. Deixe a mente limpa O descanso é muito importante para repor as energias e para que a renovação de baterias do cérebro nos permita analisar alternativas e novas perspectivas.

2. Fuja da rotina Quebrar a rotina pode ser uma ótima forma de estimular o cérebro. Faça novas rotas para chegar ao trabalho, vá almoçar em um restaurante novo

3. Registre seus sonhos Além dos sonhos, anote tudo o que você pensar durante o dia, mesmo se julgar que determinado ponto não tem tanta importância. Ao analisar todos os dados juntos ao final do dia, você pode ter a criatividade despertada e conseguir construir algo novo.

4. Conheça novas pessoas É muito importante estar em contato com pessoas que compartilham dos seus interesses e também com aquelas que pensam diferente de você. Muitas vezes, através de uma conversa informal pode surgir uma boa ideia, novos projetos e até uma parceria.

5. Desafie-se Tente algo diferente que ao mesmo tempo seja um estímulo e um desafio, alguns exemplos: aprenda um novo idioma, toque um instrumento, comece um curso novo.

6. Inspire-se A inspiração não tem hora nem local exato para aparecer. Ela pode vir através de filmes, livros, músicas, viagens, conversa com amigos…

Aprenda mais sobre como manter sua criatividade em dia através de uma consulta com o Dr Flávio Messina, para agendar acesse link: http://www.messinaclinic.co.uk/

Fonte: UOL

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.