Alterações na pele que podem indicar Câncer de Mama
- Messina Clinic

- 18 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Nem sempre o câncer de mama aparece como um caroço. Em muitos casos, os primeiros sinais surgem na pele e acabam passando despercebidos no dia a dia.
Sabe quando você sente que “tem algo diferente” e não dá muita atenção? Pois é.Esses pequenos detalhes podem ser o primeiro alerta do corpo.
O que observar?
Alguns dos sinais que merecem atenção incluem:
Retração do mamilo (quando ele começa a “virar” pra dentro);
Vermelhidão ou espessamento da pele, lembrando uma casca de laranja;
Coceira persistente, feridinhas que não cicatrizam ou descamação;
Alterações no formato, tamanho ou simetria da mama;
Inchaço localizado ou secreção no mamilo sem explicação aparente.
Nem sempre esses sintomas indicam um câncer — mas qualquer mudança nova deve ser investigada.O ideal é procurar o ginecologista ou mastologista o quanto antes para entender o que está acontecendo e, se necessário, seguir com exames específicos.
Prevenção é sempre o melhor caminho
Detectar o câncer de mama no início faz toda a diferença nas chances de cura e na forma de tratamento.E mais do que isso: conhecer o próprio corpo é uma forma de autocuidado.
Na Messina Clinic, o Check-up da Mulher inclui consultas e exames que ajudam a identificar precocemente qualquer alteração — da saúde hormonal aos rastreios ginecológicos.
Cuide-se. Faça seu check-up e converse com o seu médico.A prevenção é um ato de amor — com o seu corpo e com o seu futuro. 💗

















Comentários