Recent Posts

Archive

Tags

6 dicas para diminuir o colesterol ruim


Os triglicerídeos e o colesterol ruim, também conhecido como LDL, são as principais fontes de gordura que circulam no sangue. Por isso, quando a concentração de colesterol no sangue está muito elevada, com um valor de LDL igual ou superior a 130 mg/dL, pode causar o entupimento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardíacas como pressão alta, infarto e até AVC.

Na maioria das pessoas, os níveis elevados de colesterol devem-se a uma alimentação rica em gorduras saturadas e hidrogenadas, e a um estilo de vida sedentário. Veja abaixo como pequenas mudanças nos hábitos e rotina diárias podem diminuir os níveis de colesterol ruim:

1. Fazer exercício físico com regularidade Os exercícios aeróbicos como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta são as melhores opções para diminuir o colesterol ruim no sangue e, por isso, é importante praticar no mínimo 30 minutos de exercícios, pelo menos 3 vezes por semana. Exercícios ao ar livre promovem a absorção de luz solar que, em quantidades razoáveis, também ajuda o corpo a eliminar e baixar o nível de colesterol ruim.

2. Aumentar a ingestão de fibra Uma alimentação com alimentos ricos em fibra solúvel, como a farinha e os farelos de aveia, a cevada e as leguminosas, ajudam a absorver o excesso de colesterol no intestino e a eliminá-lo do corpo. Devem-se ainda consumir diariamente cerca de cinco porções de legumes ricos em fibra, tais como feijão-verde ou espinafres; e frutas frescas, como maçãs, pêssegos e bananas.

3. Beber chá preto (diariamente) O chá preto consumido em doses diárias, pelo menos 3 xícaras ao dia, ajuda a combater as placas de gordura do organismo, pois tem na sua composição a teína, que é um suplemento semelhante à cafeína. Porém, gestantes e pessoas com restrição à cafeína, não devem consumi-lo.

4. Preferir gorduras saudáveis As gorduras saturadas presentes na manteiga, no bacon ou na mortadela, e as hidrogenadas presentes na margarina, banha e em muitos alimentos processados, elevam os níveis de colesterol LDL. No entanto, as gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas presentes no azeite extra virgem e nos ácidos graxos ômega-3, reduzem o colesterol ruim e aumentam o bom. Dessa forma, deve-se optar sempre por azeite extra-virgem para cozinhar ou para temperar saladas, além de consumir uma dose diária de alimentos ricos em omega-3, muito presente em peixes, nozes e sementes de linhaça, por exemplo.

5. Comer mais alho O alho, além de reduzir os níveis de colesterol LDL, aumenta também os níveis de colesterol HDL, que é o colesterol bom. Um dente de alho por dia é, em geral, suficiente para ajudar a regular os níveis de colesterol.

6. Beber suco de berinjela O suco de berinjela é um excelente remédio caseiro para o colesterol alto, que contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco. Pode-se, ainda, consumi-la cozida, assada ou em cápsulas, para um maior efeito protetor sobre o fígado.

Para mais informações, basta agendar uma consulta conosco através do link goo.gl/XtFNjY, pelo facebook e/ou telefone 02030536709.

A Messina Clinic sabe que #comsaudenaosebrinca. Fonte: Tua Saúde

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.