Recent Posts

Archive

Tags

7 sinais que podem indicar esgotamento nervoso

É caracterizado pelo desequilíbrio entre o corpo e a mente, e aparece quando a pessoa se sente sobrecarregada mentalmente, resultando em cansaço excessivo, dificuldade de concentração, podendo até prosseguir com alterações intestinais. Não se configura uma doença, mas é um indício de transtorno psicológico, ou seja, podem surgir sinais de ansiedade, estresse e depressão.

Dentre os sintomas estão:

1. Dificuldade para se concentrar O estresse pode exigir do cérebro um esforço maior para realizar determinadas atividades, e também dificultar nossa capacidade de concentração, tornando o nosso corpo mais cansado.

2. Falta de memória É provocado devido ao esgotamento e estresse crônicos, prejudicando a retenção das informações mais simples. 3. Aumento do apetite O estresse também está relacionado com alteração nos níveis hormonais. Em situações de estresse crônico, o aumento na concentração do hormônio cortisol no sangue se eleva, e ao chegar ao cérebro, potencializa o desejo por ingerir alimentos ricos em gordura e carboidratos.

4. Alterações intestinais O esgotamento nervoso altera o funcionamento do intestino, e pode provocar dores abdominais, diarreia, prisão de ventre e excesso de gases, por exemplo.

5. Aumento da sensibilidade a cheiros Quando a ansiedade está em níveis mais elevados, os receptores olfativos ficam mais sensíveis tornando-os menos tolerantes a aromas que anteriormente eram considerados neutros.

6. Sensação frequente de que algo ruim está para acontecer Com o estresse há a tendência de supervalorizar os problemas, e por isso a sensação frequente de que algo ruim irá acontecer.

7. Falta de preocupação com a imagem As pessoas que se encontram em esgotamento nervoso normalmente não possuem energia para cuidar da própria imagem, aparentando um cansaço constante. Sintomas físicos como batimento cardíaco irregular, dores musculares, tonturas, tosse persistente e dores de cabeça também podem aparecer, e intensificam diante de situações de estresse excessivo.

Mas se tais sintomas desaparecerem rapidamente, nesses casos, não é necessário consultar um médico, basta respirar e relaxar. Porém, se os sintomas durarem mais de 2 dias requer que procure ajuda médica e, se necessário, iniciar o tratamento adequado.

Na presença de tais sintomas, procure-nos. As datas e horários de nossos médicos estão disponíveis online. Acesse os links goo.gl/XtFNjY ou Facebook e agende sua consulta.

A Messina Clinic sabe que #comsaudenaosebrinca. Fonte: Tua Saúde.

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.