Como Evitar a Intoxicação Alimentar nas Festas de Fim de Ano
- Messina Clinic

- 14 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de dez. de 2023
As doenças transmitidas por alimentos geralmente envolvem sintomas no trato intestinal por um período limitado
Os grandes banquetes são as principais tradições das festas de Natal e Ano Novo. As ceias são ótimas oportunidades para reunir familiares e amigos em volta de uma mesa repleta de pratos deliciosos aguardados durante todo o ano. Porém, é importante ter atenção redobrada com a conservação e manipulação dos alimentos para evitar as chamadas doenças transmitidas por alimentos.
Nas compras e na preparação:
- O tempo máximo para armazenar os alimentos perecíveis após as compras é de até 2 horas. No transporte dos alimentos, evite deixá-los em locais quentes. - Lave sempre as mãos com água e sabão antes de preparar ou comer um alimento. - Sempre verifique a validade dos produtos e não utilize latas amassadas, estufadas, enferrujadas ou embalagens danificadas. - Higienize o local e os utensílios antes de preparar qualquer alimento. - Evite cozinhar se estiver doente. - Esfregue bem as frutas e hortaliças ao lavá-las em água corrente.
Durante o consumo:
- Evite a contaminação cruzada: não utilize os mesmos utensílios para manipular alimentos crus e cozidos. - Não deixe a comida exposta na mesa ou no fogão se não for consumí-la imediatamente e guarde as sobras das preparações na geladeira logo depois da refeição - Mantenha os alimentos prontos para o consumo em temperaturas seguras. Se não for consumi-los imediatamente, deixe-os refrigerados (abaixo de 5°C) ou aquecidos (acima de 60°C).
Cuidados com a alimentação fora de casa Para pessoas que forem confraternizar fora de casa, é importante observar a higiene do local, a temperatura dos alimentos (se estão aquecidos ou refrigerados), os cuidados dos manipuladores com a comida e a disposição dos alimentos (se não estão amontoados, por exemplo).
Nesses casos, é importante observar que se você adoecer após o consumo de água ou alimento, pode ser que outras pessoas também tenham adoecido pelo mesmo motivo. Por isso, ao procurar o serviço de saúde, sempre informe onde você realizou suas últimas refeições e se outras pessoas também relataram sintomas semelhantes.
A contribuição é muito importante para que a equipe de saúde possa investigar um possível surto de doença transmitida por água ou alimento.
Nós da Messina nos preocupamos com o seu bem-estar em todos os momentos. Por isso, se presenciar sintomas semelhantes, estaremos sempre prontos para lhe ajudar. Para agendar uma consulta, basta clicar no botão abaixo:
Fonte: Com dados do site Folha Vitoria














Comentários