Recent Posts

Archive

Tags

O que é a cetose, sintomas e seus efeitos na saúde


A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Assim, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato.

Na falta de glicose, que é a fonte de energia principal do organismo, o corpo passa a produzir corpos cetônicos como fonte de energia, que são resultado da destruição das células de gordura. Esses corpos cetônicos são transportados para o cérebro e músculos, permitindo o bom funcionamento do corpo.

Um dos sintomas mais característicos e indicativos de que a pessoa está em cetose é o hálito, que passa a ter um cheiro semelhante à acetona, por exemplo, o que pode acontecer durante o jejum ou quando se faz a dieta cetogênica.

Sintomas de cetose

Os sintomas de cetose podem variar de pessoa para pessoa e normalmente desaparecem depois de alguns dias. Os principais sintomas de que o organismo se encontra em cetose são:

Hálito com sabor metálico ou mau hálito, chamado de halitose; Aumento da vontade de urinar; Aumento da sede; Diminuição da fome; Dor de cabeça; Náusea; Fraqueza.

A melhor forma de confirmar a cetose é por meio de exame de sangue, em que uma pequena quantidade de sangue é coletada, e enviada para o laboratório para medir a concentração de corpos cetônicos. Normalmente é considerado cetose quando a concentração de corpos cetônicos no sangue é acima de 0,5 mmol/ L.

Efeitos da cetose para a saúde

Como consequência do jejum ou de uma dieta restrita, o organismo passa a utilizar a gordura armazenada no corpo como fonte de energia, o que pode auxiliar no processo de emagrecimento, por exemplo. Além disso, o processo de cetose fornece energia suficiente para o cérebro para que possa desempenhar as funções fundamentais do corpo em períodos em que o estoque de glicose é baixo.

No entanto, apesar da cetose ser um processo normal do corpo, que gera energia e que pode auxiliar na perda de gordura, é importante que exista um controle da quantidade de corpos cetônicos no sangue, uma vez que elevadas concentrações podem tornar o sangue muito ácido e levar ao coma, por exemplo. Assim, é recomendado que o jejum e as dietas restritas sejam feitas apenas sob orientação médica ou do nutricionista.

Fonte: Tua Saúde

Sentiu alguns dos sintomas? Para agendar uma consulta, basta acessar o link: goo.gl/XtFNjY, Facebook ou telefone para 02030536709.

  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.