• Marineide Pina-Zallio

A Vida é a Melhor Escolha!



O suicídio é uma palavra que tem origem no latim – sui (si mesmo) e caederes (ação de matar) -, ela aponta para a necessidade de buscar a morte como um refúgio para um sofrimento insuportável.

Somente no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos, e mais de 1 milhão no mundo. É uma triste realidade , e registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Levando estes dados em consideração, e também em homenagem ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (10/09), organizações médicas Brasileiras de Psiquiatria, vêem organizando, desde 2015, campanhas como o Setembro Amarelo, cujos envolvidos na sua organização acreditam que a conscientização é a melhor forma de prevenção.


O setembro amarelo, que possui como símbolo uma fita amarela, é considerada, atualmente, a maior campanha anti estigma do mundo.

A fita amarela e seu simbolismo


O símbolo da fita amarela tem origem na história do norte-americano Mike Emme, um jovem de 17 anos, que sofria de sérios problemas mentais e cometeu suicídio em 1994. Em seu velório, havia uma cesta com cartões com mensagens acompanhados de fitas amarelas, originando a iniciativa do simbolismo ao redor do objeto.


Ações da Campanha


Cada vez mais empresas e instituições governamentais entendem a importância de adotar manobras para discussões e acolhimento de pessoas que estão enfrentando estresse emocional. Por isso muitos materiais são disponibilizados para orientar na realização da campanha, com cartilhas compostas de informações importantes, sinais de alerta e como prevenir.

Todos devemos atuar ativamente na conscientização da necessidade de se informar para lutar contra um problema tão grave, ainda mais sendo este um assunto ainda visto como tabu.

É essencial saber identificar quando alguém está pensando em se matar. Conseguir fornecer uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, é a saída para salvar essa pessoa.


Como identificar comportamentos suicidas?


Saber identificar algumas atitudes é importante, fique alerta aos sinais abaixo:


  • Alterações no humor;

  • Desleixo com a aparência;

  • Ações irresponsáveis e inconsequentes;

  • Frases desesperançosas de cunho suicida;

  • Isolamento de pessoas com quem convive;

  • Abandono de atividades;

  • Piora do desempenho escolar ou profissional.


Conhecer para acolher


Nesse ano, o tema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo divulgadas durante o mês de Setembro, mas é importante lembrar que o cuidado com a saúde mental deve ser constante.

Se você se identifica com sintomas de depressão, ou conhece alguém que está sob estresse e sofrimento emocional, não hesite em procurar ajuda de um profissional.

Fornecer uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, pode ser a saída para salvar uma pessoa.

Não faça parte desta estatística e nem deixe que seu próximo faça parte dela. Busque conhecimento para poder acolher a si e ao outro.