top of page
  • Foto do escritorMessina Clinic

Acesso à saúde, educação e inclusão no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de Dezembro. O seu objetivo é promover os direitos e bem estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.


Foi proclamado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência através da Resolução 47/3, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 1992. Para o ano de 2022 foi decidido o tema "Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo".


Além disso, este dia visa também sensibilizar para o cumprimento da "Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência" e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que concerne aos objetivos que, direta ou indiretamente, se relacionam com esta causa.


As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.


Essa data tem como objetivo a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência. Quando falamos em direito, estamos falando em acesso à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.

Diga não ao capacitismo! Capacitismo é o preconceito contra pessoas com deficiência. São falas e ações que oprimem e que excluem, as pessoas com deficiências do ambiente social.


Repense! Juntos podemos construir uma sociedade mais inclusiva e que respeite todas e todos.

Comentarios


bottom of page