Recent Posts

Archive

Tags

Atividades físicas em tempos de Pandemia

De uma hora para outra tivemos que nos adaptar em diversos sentidos; em virtude da pandemia, aprendemos novas formas de trabalho, estudo, consumo e de socialização. As restrições para sair de casa e não aglomerar estão ficando cada vez mais brandas, em decorrência da vacinação que vem aumentando a passos largos em todo o mundo.


Diante da ameaça que a COVID-19 oferece à saúde humana, manter um comportamento sedentário pode contribuir para o agravamento das consequências da doença, sendo assim, a prática de atividade física se torna essencial. Além de melhorar o sistema imunológico, deixando o nosso corpo mais resistente ao vírus, contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas e traz inúmeros benefícios psicológicos. A dica então é manter uma rotina de prática regular de atividade física.


Aproveite também para convidar as pessoas que moram e convivem com você para sair do sofá, assim, praticar atividade física pode se tornar um momento familiar de entretenimento e socialização.


Para os adultos são recomendadas atividades físicas de intensidade moderada, que podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos. Vale dançar, pular corda, subir e descer escadas. Da mesma forma, podem ser feitos exercícios de fortalecimento que envolvem grandes grupos musculares, como sentar e levantar de uma cadeira, ou agachar para levantar objetos de pouco peso; a ordem aqui é adaptar o que se tem em casa. É importante sempre respeitar os limites do próprio corpo, e mantê-lo sempre hidratado.


Para os idosos é recomendado alongamentos simples e exercícios de fortalecimento muscular. Alguns exemplos que podem ser feitos dentro de casa são: levantar e sentar na cadeira algumas vezes, subir escadas com apoio, agachar para pegar pequenos objetos leves, e até mesmo carregar sacolas com pouco peso. Por ser a faixa etária com maior risco de quedas, os idosos necessitam de mais atenção e até supervisão nos exercícios. Lembrando que manter o corpo ativo, os ajuda a ter disposição para fazer as atividades rotineiras.


Para quem está em “home-office” durante a pandemia, é importante evitar longos períodos sentado. Levante de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa. Os exercícios de alongamento e relaxamento também podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão ou em pé.

Então, empurre os móveis da sala, e aproveite o espaço para se movimentar!


Fonte:https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/como-fica-a-pratica-de-atividade-fisica-durante-a-pandemia-de-coronavirus


A Messina Clinic conta com médicos do esporte e clínico geral, além de nutrólogos. Para agendar uma consulta, por gentileza acesse aqui ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.



  • Messina Clinic Youtube

© 2021 by Messina Clinic Ltd.