top of page
  • Foto do escritorCenters for Disease Control and Prevention

Benefícios de Beber Água



Obter água suficiente todos os dias é importante para a sua saúde. Beber água pode prevenir a desidratação, uma condição que pode causar confusão mental, resultar em mudanças de humor, causar superaquecimento do corpo e levar à constipação e cálculos renais. A água não tem calorias, por isso também pode ajudar a controlar o peso corporal e reduzir a ingestão de calorias quando substituída por bebidas com calorias, como chá doce ou refrigerante comum.


A água ajuda seu corpo a:


  • Mantenha uma temperatura normal;

  • Lubrificar e amortecer as articulações;

  • Protejer a medula espinhal e outros tecidos sensíveis;

  • Livrar-se dos resíduos através da micção, transpiração e movimentos intestinais.


Seu corpo precisa de mais água quando você está:


  • Especialmente em climas quentes;

  • Mais ativo fisicamente;

  • Está com febre;

  • Tem diarreia ou vómitos.


Todos devem consumir água de alimentos e bebidas todos os dias. Embora não haja recomendações sobre a quantidade de água pura que todos devem beber diariamente, há recomendações sobre a quantidade diária total de água que deve ser ingerida a partir de uma variedade de bebidas e alimentos.


A ingestão diária total de água (líquido) é definida como a quantidade de água consumida a partir de alimentos, água potável e outras bebidas. As recomendações diárias de ingestão de água variam de acordo com a idade, sexo, estado de gravidez e estado de amamentação. A maioria de suas necessidades de fluidos são atendidas através da água e outras bebidas que você pode beber. Você pode obter alguns líquidos através dos alimentos que ingere – especialmente alimentos com alto teor de água, como muitas frutas e vegetais. Beber água é uma boa maneira de obter líquidos, pois tem zero calorias.





Dicas para beber mais água


  • Leve uma garrafinha de água com você e encha-a ao longo do dia;

  • Congele algumas garrafas de água próprias para freezer. Leve um com você para tomar água gelada o dia todo;

  • Escolha água em vez de bebidas açucaradas;

  • Opte por água quando for comer fora. Você economizará dinheiro e reduzirá as calorias;

  • Sirva água durante as refeições;

  • Adicione uma fatia de lima ou limão à sua água. Isso pode ajudar no sabor;

  • Certifique-se de que seus filhos também estão recebendo água suficiente.



É fundamental manter uma frequência ideal de consumo de água durante todo o dia, garantindo uma boa hidratação e aproveitando todos os seus benefícios

Mas qual a quantidade ideal de água que devemos consumir por dia?


Estudos indicam que devemos beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia, o que equivale a aproximadamente 6 copos. No entanto, é importante lembrar que essa quantidade pode variar de acordo com o sexo, idade, peso, atividade física e outros fatores individuais. Sendo assim, recomendamos consultar um médico para saber mais detalhes sobre a sua quantidade ideal de água por dia.


Opções de bebidas saudáveis


Claro que existem muitas outras opções de bebidas além da água, e muitas delas podem fazer parte de uma alimentação saudável.


Bebidas de baixa ou nenhuma caloria


Café ou chás simples, água com gás, e águas com sabor são opções de baixa caloria que podem fazer parte de uma dieta saudável.


Bebidas com calorias e nutrientes importantes


Leite com baixo teor de gordura ou sem gordura; alternativas de leite fortificadas sem açúcar; ou suco 100% de frutas ou vegetais contém nutrientes importantes, como cálcio, potássio ou vitamina D. Essas bebidas devem ser consumidas dentro dos limites calóricos recomendados.


Outras bebidas


Bebidas açucaradas: refrigerantes comuns, bebidas de frutas, bebidas esportivas, bebidas energéticas, águas adoçadas e bebidas açucaradas de café e chá contêm calorias, e pouco valor nutricional.


Bebidas alcoólicas: Se você optar por beber álcool, faça-o com moderação.


Bebidas com cafeína: O consumo moderado de cafeína (até 400 mg por dia) pode fazer parte de uma dieta saudável. Isso equivale a cerca de 3 a 5 xícaras de café puro.


Bebidas com alternativas ao açúcar: as bebidas rotuladas como “sem açúcar” ou “diet” provavelmente contêm adoçantes de alta intensidade, como sucralose, aspartame ou sacarina. De acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos, “substituir os açúcares adicionados por adoçantes de alta intensidade pode reduzir a ingestão de calorias a curto prazo.


Bebidas esportivas: são bebidas com sabor que geralmente contêm carboidratos, minerais, eletrólitos e, às vezes, vitaminas. Uma pessoa com atividade física normal, deve optar por beber água, não bebidas esportivas, para se reidratar.


A água é um recurso natural essencial para a vida no planeta terra, e tem uma importância vital para a nossa saúde. Portanto, Beba Água!





Comments


bottom of page