Recent Posts

Archive

Tags

Como obter mais benefícios para a saúde na sua caminhada diária


Você sabia que caminhar pode ser o segredo para dormir melhor, melhorar seu ânimo e até reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas? Mas, o que dizem os estudos científicos sobre quando, como e por que é melhor caminhar?


Primeira pergunta: faz diferença a hora em que saímos para caminhar?


Andar faz bem a qualquer hora do dia (ou da noite), mas estudos indicam que fazê-lo pela manhã traz benefícios adicionais. Isso porque não se trata apenas de movimento, mas também de luz (ritmo circadiano). A luz natural é vital para o nosso corpo, porem o corpo humano a recebe de formas diferentes; não é a mesma coisa sair a luz na hora do almoço, à tarde, depois do trabalho ou de manhã, já que esta última opção alerta o corpo e o cérebro de que o dia esta começando.

A luminosidade ajuda a acertar nosso relógio interno, aquele que avisa o corpo quando dormir e quando acordar. A sua caminhada matinal irá confirmar que o dia começou e assim, à noite, quando quiser dormir, o corpo estará mais propicio para isso.

A exposição matinal reduzirá a produção de melatonina, o hormônio que nos estimula a dormir, e isso trará a vantagem de te deixar mais acordado.

Portanto, se você tiver dificuldade em adormecer, uma das possíveis explicações (há várias) é que você não esteja recebendo luz natural suficiente, principalmente de manhã. Então, expor-se a ela pode te ajudar.

Além disso, pesquisas mostram que essa prática pode ter um impacto positivo na quantidade e na qualidade do sono, te impedindo de acordar durante a noite e te ajudando a ter um sono mais profundo.


Mas como fazer isso se você não é uma pessoa matutina?


Embora haja uma divisão entre “pessoas que agem como corujas e outras como sabiás” (os notívagos e os madrugadores respectivamente), são estes últimos que tendem a impor mais as suas vontades.

Se você possui as características da “coruja”, mas gostaria de mudar, um truque simples seria justamente a caminhada matinal, que segundo os especialistas começa a dar resultados em questão de semanas.

E não se preocupe se não conseguir acordar muito cedo: a ideia é fazer uma caminhada até duas horas depois de se levantar da cama. Isso também pode ajudar caso você trabalhe em diferentes turnos, ou se seu horário de trabalho não é convencional.

No entanto, se você conseguir acordar com o nascer do sol, ainda melhor. Ainda que pareça que o dia não está muito iluminado, esse momento é quando há uma maior proporção de luz azul (de onda curta), a que nossos receptores são particularmente sensíveis e podem ter efeitos positivos.

Reajustar nossos relógios biológicos pela manhã ajuda a evitar que nos sintamos cansados e confusos, e não se trata apenas dos níveis de melatonina. A exposição à luz do dia também desencadeia a liberação de uma substância chamada serotonina, que faz com que nos sintamos bem. É um impulso natural para o humor tão poderoso que pode realmente redefinir a química do seu cérebro.


Fonte: BBC


A Messina Clinic conta com o atendimento dos médicos especializados em Medicina Esportiva, Dr Flavio Messina e Dr Gabriel Azzini. Para agendar uma consulta, basta acessar o link: goo.gl/XtFNjY, Facebook ou telefone para 02030536709.