top of page
  • Foto do escritorMessina Clinic

Como Prevenir a Hipertensão?


Prevenir a hipertensão é possível com algumas mudanças simples no estilo de vida. Adotar uma dieta saudável, manter-se ativo e controlar o estresse são passos fundamentais para manter a pressão arterial sob controle.

A hipertensão, ou pressão alta, é uma daquelas doenças que podem passar despercebidas por muito tempo, mas que podem causar sérios problemas de saúde se não forem tratadas. A boa notícia é que existem várias maneiras de prevenir a hipertensão e manter a pressão arterial sob controle. Vamos explorar juntas essas dicas de prevenção?


O Que é Hipertensão

Primeiro, vamos entender o que é a hipertensão. Ela ocorre quando a força do sangue contra as paredes das artérias é muito alta, o que pode levar a problemas como doenças cardíacas, derrames e problemas renais. A pressão arterial é considerada alta quando está constantemente acima de 140/90 mmHg.


Dicas para Prevenir a Hipertensão


Adote uma Dieta Saudável

Reduza o Sal

O excesso de sal na dieta é um dos principais fatores de risco para a hipertensão. Tente consumir menos de 5 gramas de sal por dia (cerca de uma colher de chá). Leia os rótulos dos alimentos e evite aqueles com alto teor de sódio.


Coma Mais Frutas e Vegetais

Alimentos ricos em potássio, como bananas, laranjas e batatas, ajudam a equilibrar os níveis de sódio no corpo. Vegetais frescos, frutas e grãos integrais devem ser parte do seu dia a dia.


Escolha Gorduras Saudáveis

Prefira gorduras insaturadas encontradas em peixes, abacates, nozes e azeite de oliva. Evite gorduras saturadas e trans.


Mantenha um Peso Saudável

Estar acima do peso aumenta o risco de desenvolver hipertensão. Manter um peso saudável através de uma alimentação balanceada e exercícios regulares pode fazer uma grande diferença na sua pressão arterial.


Exercite-se Regularmente

A prática regular de exercícios físicos, como caminhada, corrida, ciclismo ou natação, ajuda a manter o coração saudável e a pressão arterial em níveis normais. Tente fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.


Modere o Consumo de Álcool

Beber álcool em excesso pode aumentar a pressão arterial. Tente limitar o consumo a não mais que uma dose por dia para mulheres e duas doses por dia para homens.


Não Fume

Fumar aumenta a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas. Se você fuma, procurar ajuda para parar é uma das melhores coisas que pode fazer pela sua saúde.


Gerencie o Estresse

O estresse pode contribuir para o aumento da pressão arterial. Encontre maneiras de relaxar e descontrair, como praticar yoga, meditação, ouvir música ou passar tempo com amigos e família.


Monitore Sua Pressão Arterial

Medir sua pressão arterial regularmente em casa ou durante visitas ao médico ajuda a acompanhar seus níveis e tomar medidas se estiverem altos.


Quando Procurar Ajuda Médica?

Se você tem histórico familiar de hipertensão, sente dores de cabeça frequentes, tem visão embaçada, sente falta de ar ou percebe inchaço nos tornozelos, é importante procurar orientação médica. A hipertensão é muitas vezes chamada de "assassina silenciosa" porque pode não apresentar sintomas claros até que esteja em um estágio avançado.


Prevenir a hipertensão é possível com algumas mudanças simples no estilo de vida. Adotar uma dieta saudável, manter-se ativo e controlar o estresse são passos fundamentais para manter a pressão arterial sob controle. E, claro, sempre que tiver dúvidas ou perceber algum sintoma preocupante, nossos especialistas na Messina Clinic estão prontos para ajudar.


Quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde? Fique de olho no nosso blog e nas redes sociais para mais dicas e informações!



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page