top of page
  • Foto do escritorMessina Clinic

Março Lilás, Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Colo Uterino



O Mês da Mulher chegou e nada mais justo do que parabenizar as guerreiras que lutam todos os dias para uma sociedade mais justa e melhor. Entendemos que as mulheres merecem cada vez mais espaço, pois sem elas não conseguiríamos chegar onde estamos hoje. E é o nosso dever, como clínica médica, falar constantemente sobre a saúde da mulher.


O Março Lilás é o mês de conscientização sobre o câncer de colo de útero, uma doença que pode ser prevenida e tratada quando diagnosticada precocemente.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.


Outra maneira comprovada para prevenir o câncer do colo do útero é a realização de exames, como o exame Papanicolaou e o exame de detecção do papilomavírus humano (HPV), para diagnosticar a presença de lesões pré-cancerígenas antes que elas se transformem em tumores malignos. Uma lesão pré-cancerígenas uma vez encontrada, pode ser tratada, evitando que se torne um câncer.


No entanto, a principal forma de prevenção ainda é a vacina contra o HPV. Por isso, é fundamental que todas as mulheres estejam atentas aos exames preventivos e consultem regularmente um médico ginecologista. Lembre-se, cuidar da saúde é a chave para aproveitar todos os planos que a vida tem para oferecer. E se você precisar de ajuda ou orientação, conte com os nossos especialistas na área.




Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page