top of page
  • Foto do escritorMessina Clinic

Março: Mês da Saúde da Mulher



Confira os exames recomendados para garantir prevenção e bem-estar em todas as fases da sua vida.

No mês de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher e, por isso, além de celebrar esta data tão especial, é importante falarmos sobre a saúde da mulher em todas as fases da vida. Realizar visitas periódicas a um médico de confiança é fundamental em todas as idades, seja ele um médico pediatra, ginecologista, geriatra, entre outros.


O hábito de realizar consultas e fazer exames é muito importante para manter a saúde em dia, prevenir doenças ou tratá-las de maneira precoce.

Agora, conheça a lista de exames indispensáveis que toda mulher deve realizar em cada fase de vida.

EXAMES FUNDAMENTAIS – REALIZADOS EM TODAS AS IDADES

São exames de rotina que precisam ser realizados anualmente ou conforme recomendação médica, garantindo mais qualidade de vida.

– Glicemia; – Colesterol total e suas frações; – Triglicerídeos; – Creatina (avaliação da função renal); – TGO e TGP (avaliação da função hepática); – Hemograma; – Exame de urina.


EXAMES APÓS O PRIMEIRO CICLO MENSTRUAL Após a primeira menstruação, que geralmente ocorre entre os 10 e 14 anos de idade, é importante que comecem a ser realizadas visitas ao ginecologista, mesmo antes de começar a ter uma vida sexual ativa. – Vacina contra HPV – Vacina contra Hepatite B


EXAMES PRÉ-GESTACIONAIS Para as mulheres que pretendem engravidar, alguns exames passam a ser fundamentais, entre eles exames sorológicos que possam ajudar a detectar doenças como Rubéola, Toxoplasmose e Citomegalovirose.

– Colesterol; – Glicemia; – Exame de sangue com hemograma completo; – Dosagem hormonal e checagem de anticorpos; – Papanicolau com pesquisa para o HPV; – Histerossalpingografia; – Histeroscopia.


EXAMES EM PERÍODOS PRÉ-NATAIS Nesta fase da vida, é muito importante realizar todos os exames recomendados, pois o acompanhamento é fundamental, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

– Hemograma completo; – Ultrassom transvaginal; – Sífilis; – HIV; – Toxoplasmose; – Rubéola; – Hepatites B e C.


EXAMES APÓS 30 ANOS Além dos exames já relacionados após o início da vida sexual, a partir dos 30 anos é necessário que as mulheres realizem exames que avaliem as funções da tireoide.

– TSH; – T4 Livre; – T3; – Ultrassonografia de tireoide.


EXAMES APÓS 40 ANOS A partir desta idade, as mulheres devem continuar realizando os exames já listados e incluir ainda a Mamografia e exames para o coração.

– Mamografia anual ou conforme recomendação; – Cardiológicos.


EXAMES APÓS 50 ANOS

Nesta fase da vida, muitas mulheres começam a apresentar os sintomas da menopausa, por isso, alguns exames começam a fazer parte da rotina de Check-Ups, entre eles os que avaliam os ossos e o coração.

– Densitometria óssea; – Dosagens hormonais; – Exames relacionados ao metabolismo do cálcio.


EXAMES APÓS 60 ANOS

Os exames realizados são os mesmos já listados nas demais fases, porém a periodicidade deve ser discutida conforme orientação do seu médico. Também é importante que, após os 60 anos, sejam realizados outros exames.

Lembre-se: esta lista de exames tem como objetivo levar até você mais informações sobre cada fase da vida da mulher, porém, outros exames podem ser solicitados devido ao histórico familiar, hábitos, rotina, entre outros. Consulte sempre um médico de sua confiança e siga todas as recomendações.


Sua saúde vale muito! Feliz Dia Internacional da Mulher!


Fonte: https://dapi.com.br/

Comentários


bottom of page