Recent Posts

Archive

Tags

Refrigerantes açucarados podem afetar o nível de colesterol

"Um refrigerante por dia pode causar um ataque cardíaco", avisa o jornal Metro, enquanto o Mail Online afirma que "Apenas um refrigerante (cheio de açúcar) por dia, para aqueles que estão na casa dos 40 anos, pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou derrame".

No entanto, o novo estudo que gerou essas manchetes não analisou ataques cardíacos ou derrames. Em vez disso, descobriu que as pessoas que bebiam mais de 1 bebida adoçada com açúcar por dia tinham probabilidade de ver os níveis de gordura em seu sangue mudar para pior. Embora isso possa aumentar o risco de um ataque cardíaco e derrame, não significa que os refrigerantes causem diretamente os ataques cardíacos.

Os pesquisadores analisaram as dietas de 6.370 adultos de meia-idade nos Estados Unidos. Eles os acompanharam por um período mínimo de 4 anos e máximo de 23 anos. As pessoas faziam exames de sangue a cada 4 anos para medir o colesterol e os triglicerídeos (um tipo de gordura que pode bloquear as artérias).

Pessoas que beberam mais de 1 bebida adoçada com açúcar por dia viram seus níveis de colesterol HDL "bom" caírem cerca de 10% após 4 anos, em comparação com aquelas que beberam menos de 1 bebida adoçada com açúcar por mês. Além disso, seus níveis de triglicerídeos aumentaram cerca de 10%.

As bebidas adoçadas contêm muito açúcar e consequentemente muitas calorias. Consumir muito açúcar pode afetar seus níveis de colesterol e gordura no sangue, porque o corpo transforma o açúcar em gordura para armazenamento de energia. Beber regularmente bebidas açucaradas é ruim para a saúde em geral, então elas devem ser evitadas, o recomendado é sempre preferir o consumo da água.

Os pesquisadores que realizaram o estudo eram da Tufts University, da Boston University of Public Health e da Duke University School of Medicine, nos Estados Unidos. O estudo foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e pela American Heart Association. E foi publicado no Journal of the American Heart Association.


Fonte: site do NHS


Para agendar uma consulta com um dos nossos médicos, por favor acesse https://bit.ly/ConsultaMessina ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.



  • Messina Clinic Youtube

© 2020 by Messina Clinic Ltd.