Recent Posts

Archive

Tags

Saiba Tudo Sobre Problemas Ortopédicos



Os problemas ortopédicos estão relacionados a lesões, estiramentos, rupturas e inflamações nos ossos, músculos, ligamentos ou articulações. Possui diversas causas, e podem acontecer com qualquer pessoa, geralmente em acidentes, traumas por esforço excessivo ou repetitivo. Veja abaixo os principais problemas ortopédicos e suas descrições.


Problemas de Coluna

Os problemas de coluna estão entre os maiores e mais frequentes problemas ortopédicos na atualidade. As causas são diversas, envolvem a genética e hábitos posturais inadequados. Existem também desvios vertebrais congênitos, que são graves e mais difíceis de tratar, como a escoliose, cifose e lordose.


Artrose

A artrose também é um dos principais problemas ortopédicos, e tem forte correlação com a idade. É a doença reumática mais recorrente entre indivíduos com faixa etária superior aos 50 anos . Trata-se de um quadro crônico e multifatorial, que pode levar a uma incapacidade funcional progressiva e grave. A artrose pode se manifestar por predisposição genética e ainda por existência de fraturas prévias, que são muito comuns em pessoas obesas ou em atletas que realizam atividades de impacto.


Pé Plano Valgo

O pé plano valgo, rotineiramente chamado de “pé chato”, é um problema ortopédico que acomete predominantemente crianças. Tem a característica de uma deformidade oriunda do achatamento do arco do pé. É comum aos seres humanos no momento do nascimento, e o arqueamento vai surgindo

concomitante ao crescimento. Quando não ocorre o arqueamento, pode haver fraqueza nos tornozelos, por exemplo. O uso de palmilhas ortopédicas é altamente recomendável, até mesmo para que haja a possibilidade de realização adequada de atividades rotineiras, proporcionando maior qualidade

de vida.


Tendinite

A tendinite se caracteriza como uma inflamação nos tendões que ligam os músculos aos ossos. Pode acometer diversas partes do corpo, com predominância em joelhos, ombros, cotovelos, tornozelos, quadril e punhos. Os sintomas variam de acordo com a região, contudo os mais comuns são dor, vermelhidão e limitação na movimentação.


Bursite

Outro quadro muito comum nos consultórios ortopédicos é a bursite, e para compreendê-la você deve saber que as bursas são pequenas bolsas que estão presentes em todas as grandes articulações do corpo humano, e têm como função amenizar o impacto entre as estruturas. Elas podem inflamar quando se realiza movimentos repetitivos no dia a dia, causando dor, dificuldades na movimentação e fraqueza muscular.


Ruptura de Ligamento

Os ligamentos são estruturas muito importantes para o corpo humano, e tem a função de ligar um osso ao outro, conferindo mais estabilidade e força para aquela articulação. Desse modo, quando eles sofrem estiramento ou ruptura, o indivíduo pode ter dificuldades para a executar tarefas diárias e até ficar impedido de praticar exercícios.


Lombalgia

Lombalgia é o nome técnico dado para a tão comum dor lombar, que acomete um percentual elevado de pessoas nos tempos atuais. Trata-se de um incômodo de intensidade variável, com o seu epicentro na parte inferior da coluna vertebral. A causa mais relevante para esse problema ortopédico é a má postura, principalmente em pessoas sedentárias ou com sobrepeso. Vale lembrar também que o quadro pode ser decorrente de traumas, da execução errada de exercícios, e em tempos de pandemia com a má postura devido ao trabalho sendo executado em home-office.


A causa mais relevante para a 'dor lombar' é a má postura, principalmente em pessoas sedentárias ou com sobrepeso


Osteoporose

A osteoporose pode ser entendida como uma fragilidade adquirida nos ossos que ocorre a partir de uma perda acelerada de massa óssea, que normalmente acontece com o envelhecimento do organismo. O quadro gera uma diminuição na absorção de minerais e de cálcio, que são componentes essenciais para o esqueleto. Embora indivíduos de ambos os sexos sejam afetados, há uma incidência maior em mulheres, especialmente na fase pós-menopausa.


Fascite Plantar

A fascite plantar é uma das causas mais comuns da conhecida dor no pé. Trata-se de uma inflamação no compartimento fascial, que causa um incomodo intenso e até limitante. A fáscia tem a função de prover suporte e proteção, recobrindo os músculos, e pode inflamar sem causa aparente. Há uma incidência maior do problema em faixas etárias mais avançadas.


Fraturas

A fratura é uma lesão que rompe ou trinca o tecido ósseo. Em geral, as fraturas podem ser fechadas ou abertas, lembrando que essas últimas são potencialmente mais graves, até pelo risco de infecção. A imobilização adequada costuma resolver o problema, mas, dependendo do caso, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.


Fique de olho no próximo post, onde falaremos mais sobre os problemas ortopédicos durante o home-office, e como prevenir.