Coceira e Vermelhidão na Pele Podem Ser Eczema de Varizes
Eczema de varizes, também conhecido como eczema venoso é uma condição da pele de longo prazo que afeta as pernas e é mais comum em pessoas que apresentam varizes.
Sintomas do eczema varicoso
Como todos os tipos de eczema, a pele afetada se torna:
Vermelha e inchada;
Seca e escamosa;
Se forma um tipo de crosta;
Coceira.
Podem haver períodos em que estes sintomas melhoram e períodos em que se tornam mais graves. As pernas podem ficar inchadas, especialmente no final do dia ou após longos períodos de repouso. As veias varicosas (veias inchadas e alargadas) são frequentemente visíveis nas pernas. Algumas pessoas também têm outros sintomas, tais como:
Descoloração do tom da pele;
Pele macia que tornar-se endurecida (lipodermatosclerosis);
Pequenas cicatrizes brancas (atrophie blanche);
Dores.
O Eczema, quando não tratado, pode desenvolver úlceras na perna. Estas são as feridas duradouras que se formam onde a pele se tornou danificada.
Causas do Eczema Varicoso
O eczema varicoso é geralmente causado por um aumento da pressão nas veias da perna. Sendo assim, as válvulas pequenas das veias param de funcionar adequadamente, ficando difícil para o sangue ser empurrado para cima contra a gravidade, e fazendo-o voltar. Esse aumento da pressão nas veias, pode causar um vazamento de líquido no tecido circundante. Pensa-se que o eczema varicoso pode desenvolver-se como resultado do sistema imunológico reagir a este fluido.
O eczema varicoso é mais comum em pessoas com varizes, pois estas também são um sinal de que as veias das pernas não estão funcionando corretamente. Algumas pessoas desenvolvem a condição sem razão óbvia, embora existam certos fatores que aumentam as chances, são eles:
Gênero - o eczema varicoso é mais comum em mulheres;
Obesidade - isso pode aumentar a pressão nas veias das pernas;
Gravidez - isso também pode aumentar a pressão nas veias das pernas;
Não ser capaz de se mover por um longo período de tempo;
Historico de trombose venosa profunda (TVP) - coágulos sanguíneos que se desenvolvem nas veias das pernas, o que pode danificar as válvulas;
Aumento a idade - as pessoas geralmente acham mais difícil de se movimentar à medida que envelhecem, o que pode afetar sua circulação.
Tratamento do Eczema Varicoso
Para a maioria das pessoas, o tratamento envolve uma combinação de:
Medidas de auto-ajuda - incluindo formas de melhorar a circulação, como manter-se ativo e levantar as pernas frequentemente;
Emolientes - hidratantes aplicados na pele para impedir que esta se torne seca;
Corticosteróides tópicos - cremes aplicados na pele para ajudar a tratar o eczema e aliviar os sintomas;
Meias de compressão - especialmente feitas para o tratamento, e geralmente usada todos os dias. Pressionar as pernas firmemente no pé e tornozelo, tornando mais flexível para a parte superior melhorar a sua circulação.
A Messina Clinic conta com dois médicos especialistas em Medicina Vascular para melhor lhe atender.
Comentarios